A chuva retorna a Porto Alegre neste final de semana

Após dias quentes e ensolarados, a chuva retorna ao Rio Grande do Sul neste fim de semana. Conforme boletim meteorológico divulgado pela Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do RS, áreas de instabilidade chegam pela fronteira com a Argentina. Na Capital gaúcha, a chuva deve se estende pelo sábado.

Neste sábado (24), a instabilidade predomina e há previsão de pancadas de chuva em todas as regiões do Estado, porém, mais concentradas na Metade Norte, depois seguindo para o Leste. Há risco de temporais. As temperaturas ficam mais amenas por causa da maior quantidade de nuvens.

No domingo (25), ainda haverá instabilidade isolada em parte do Norte e do Leste do Estado. Mais ao Sul, o tempo vai abrir devido a uma nova massa de ar seco empurrada pelos ventos do quadrante Sul. A próxima semana começará com tempo firme e temperaturas amenas.

Porto Alegre

Na Capital gaúcha, as precipitações devem se espalhar durante o sábado, causando pancadas a qualquer hora do dia, porém, sem grandes transtornos. A temperatura máxima deve cair bastante em relação aos dias anteriores por conta do tempo fechado, de acordo com informações do Sistema Metroclima.

No domingo, a instabilidade se afasta de vez e o tempo firme predomina. A temperatura volta a subir gradativamente, sem atingir níveis muito elevados. Confira a previsão do tempo para Porto Alegre:

Sábado: Muitas nuvens provocam pancadas de chuva no decorrer do dia. A chuva será irregular e mal distribuída. O vento sopra fraco do quadrante Sul. A temperatura sobe menos, ficando amena, e a mínima ocorre à noite. Mínima de 18°C e máxima de 24°C.

Domingo: Muitas nuvens ainda provocam chuva ou garoa, mas no decorrer da tarde para a noite o tempo melhora gradativamente. O vento fica calmo ou sopra fraco do quadrante Sul. A temperatura diminui mais, e a mínima novamente ocorre à noite. Mínima de 15°C e máxima de 25°C.

Segunda-feira: O sol aparece com nuvens no decorrer do dia. O vento sopra do quadrante Sudeste fraco a moderado. A temperatura diminui mais, mas permanece amena. Mínima 12°C e máxima de 24°C.

Metroclima

O Sistema Metroclima – Vigilância Meteorológica de Porto Alegre foi criado em 2007 para monitorar as condições atmosféricas na Capital gaúcha 24 horas por dia mediante uma rede de estações automáticas e pluviômetros que oferecem dados de chuva e outras variáveis meteorológicas em todas as zonas geográficas da cidade.

Para esse trabalho, de acordo com a prefeitura, são utilizadas as mais modernas ferramentas, como radares meteorológicos, sistemas de detecção de descargas atmosféricas, modelos numéricos nacionais e internacionais, acompanhamento de imagens de satélite, radiossondagens de aeroportos e estações automáticas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *