A nova pesquisa do Ibope aponta Eduardo Leite com 30% e José Ivo Sartori com 29% das intenções de voto para o governo gaúcho

Divulgada nessa quinta-feira, a mais recente pesquisa do instituto Ibope sobre intenções de voto para o governo do Rio Grande do Sul aponta um empate técnico entre os dois primeiros colocados na preferência do eleitor. Eduardo Leite (PSDB) aparece com 30%, enquanto o atual titular do Palácio Piratini, José Ivo Sartori (MDB) tem 29%.

Miguel Rossetto (PT) conta com 12%, ao passo que Jairo Jorge (PDT) soma 8%. Em seguida aparecem Julio Flores (PSTU), Mateus Bandeira (Novo), Roberto Robaina (PSOL) e Paulo de Oliveira Medeiros (PCO), todos com 1%. Os votos brancos e nulos representam 9% e “não sabe/não opinou” totaliza 8%.

A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. O Ibope ouviu 1.806 eleitores em 92 municípios do Estado no período de 24 a 26 de setembro e registrou a pesquisa no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) e no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob os respectivos códigos RS-01316/2018 e BR-01567/2018.

O levantamento, sob encomenda do Grupo RBS – RBS Participações S.A., é o quinto realizado pelo Ibope desde a oficialização das candidaturas pela Justiça Eleitoral. Na pesquisa anterior, feita entre os dias 18 e 20 de setembro, José Ivo Sartori tinha 31%, Eduardo Leite 26%, Miguel Rossetto 12%, Jairo Jorge 6% e os demais somavam 1% cada um. Paulo de Oliveira (PCO) não pontuou.

Rejeição

Já no que se refere ao índice de rejeição por parte dos candidatos, o Ibope indagou aos entrevistados em quais candidatos ao Executivo estadual eles não votariam em nenhuma hipótese.

José Ivo Sartori (MDB) lidera esse tópico, com 32%, seguido por Miguel Rossetto (PT) com 17% e Julio Flores (PSTU), com 15%, e Roberto Robaina (PSOL), com 13%. Jairo Jorge (PDT), assim como Mateus Bandeira (Novo), enfrenta 11% de rejeição. Eduardo Leite (PSDB) aparece com 10% e Paulo de Oliveira Medeiros (PCO) tem 9%. Já 9% afirmaram que poderiam votar em qualquer um dos candidatos, enquanto 23% não souberam responder.

Segundo turno

Pelos dados divulgados nessa quinta-feira, um eventual enfrentamento no segundo turno teria como vitorioso Eduardo Leite sobre José Ivo Sartori (43% a 34%). Já no caso de Eduardo Leite contra Miguel Rossetto, o tucano bateria o petista (49% a 23%). E se o atual governador enfrentasse um confronto direto contra Rossetto, obteria a reeleição (44% a 32%).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *