A Operação Balada Segura começa operações no Litoral nesta sexta-feira

Equipes de fiscalização de trânsito do Detran RS e da Brigada Militar dão início, nesta sexta-feira (14), à Balada Segura no Litoral. As blitze começam às vésperas do lançamento oficial da Operação Verão para Todos, do governo do Estado. A partir dessa data, as equipes estarão permanentemente nas praias, até o final do veraneio, em março.

A Balada Segura é realizada no Litoral todos os verões desde 2011/2012. Somente no verão passado, foram 64 blitze, 4.481 abordagens e 405 motoristas autuados por dirigir sob efeito de álcool ou recusarem-se a fazer o teste do etilômetro.

O feriado de Proclamação da República já teve uma prévia das operações no Litoral neste verão. A Balada Segura foi realizada em quatro noites, com blitze em diferentes pontos de Capão da Canoa e Xangri-Lá. Dos mais de 300 veículos abordados, resultaram 200 autos de infração, sendo 57 por embriaguez (cinco deles enquadrados em crimes de trânsito).

Mobilização Nacional da Lei Seca

Na mesma noite do início da temporada de blitze no Litoral, agentes de trânsito e policiais de todo o Brasil participam da última Mobilização Nacional da Lei Seca do ano. No Rio Grande do Sul, a Balada Segura estará engajada com operações em Porto Alegre, Litoral e outros municípios conveniados.

Operação Verão

As entidades que participam da Operação Viagem Segura se reuniram no início do mês para o planejamento das ações de final de ano e da Operação Verão para Todos, que terá início no dia 15 de dezembro.

Para ajudar no planejamento dos órgãos e instituições, o DetranRS trouxe dados estatísticos de infrações de trânsito e acidentalidade com vítimas fatais nas Operações Viagem Segura anteriores de Natal, Ano Novo, Navegantes e Carnaval. A análise identifica os locais e períodos do dia em que ocorre o maior número de acidentes fatais, entre outras informações estratégicas. Isso permite o emprego mais eficaz dos efetivos de policiamento e fiscalização de trânsito, bem como ações educativas preventivas.

A autarquia também apresentou as ações de educação desenvolvidas pela EPT (Escola Pública de Trânsito), com palestras e vídeos disponibilizados aos interessados e que poderão ser baixados diretamente do portal, que será lançado no próximo dia 20.

As duas próximas edições da Viagem Segura se estenderão por cinco dias. A Operação de Natal será desenvolvida do dia 21 ao 25, e a de Ano Novo, do dia 28 até 1º de janeiro. A Balada Segura também estará atuando no Litoral Norte durante toda a temporada, dentro da Operação Verão para Todos.

Governo entrega veículos para assistência social em 77 municípios gaúchos nesta sexta-feira

O governador José Ivo Sartori e o ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, entregam, nesta sexta-feira (14), às 14h30, 37 carros e 45 micro-ônibus para a Suas (Rede de Proteção Social Básica e Especial do Sistema Único de Assistência Social) de 77 municípios do Rio Grande do Sul. A solenidade de entrega será no Palácio Piratini, em Porto Alegre.

Os carros e os micro-ônibus devem proporcionar mais mobilidade para os usuários e as equipes multidisciplinares do Suas, melhorando o atendimento à população. O investimento total é de R$ 14,8 milhões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *