A placa padrão Mercosul entra em vigor nesta terça no Rio Grande do Sul

A partir desta terça-feira (18), veículos novos, veículos que fizerem transferência de município ou de propriedade, veículos em mudança de categoria; e outros casos que exigem substituição (furtos, avarias) já terão a nova placa padrão Mercosul no estado. A troca da placa não é necessária para os demais veículos, que não contam com data-limite para adotar o novo modelo.

Um piloto na manhã desta segunda-feira (17), acompanhado pela área técnica do DetranRS em três CRVAs do Estado, testou a instalação da nova placa, fazendo processos de novo emplacamento, transferência de propriedade e transferência de UF. A primeira placa Mercosul instalada é de um HB20 que trocou de dono em Porto Alegre.

Esta segunda foi de intensa movimentação interna em diversos CRVAs (Centros de Registro de Veículos Automotores). Em CRVAs de Porto Alegre e do Vale do Sinos acontecia um trabalho-piloto, em que 116 carros e motos foram emplacados dentro do padrão Mercosul, sendo 35 novos emplacamentos, ou seja, de veículos novos. Tudo para que nesta terça, todos os 220 CRVAs do Estado estivessem aptos para processar no novo padrão a média diária de 5,7 mil emplacamentos.

Os primeiros veículos emplacados confirmaram que o sistema que interliga CRVAs, Procergs, sistema do Denatran e Serpro está bem e funcionando sem tropeços. O piloto foi acompanhado pela área técnica do DetranRS, que trabalhou principalmente em processos de novo emplacamento, transferência de propriedade e transferência de UF.

Como fazer

A partir do dia 18, a compra da placa é feita com as estampadoras credenciadas ao Denatran, homologadas pelo Serpro e cadastradas no DetranRS. A lista das estampadoras aptas a trabalhar no Rio Grande do Sul pode ser conferida em www.detran.rs.gov.br > Veículos > Placas padrão Mercosul. O preço da placa não é determinado pelo DetranRS, mas regulado pelo mercado.

O procedimento para um emplacamento começa e termina no CRVA. Mediante a apresentação da guia referente às taxas paga, ali é fornecida a autorização para a confecção da placa, que o proprietário do veículo ou seu representante legal deve levar até uma das empresas estampadoras listadas no site do DetranRS. Uma vez com a placa em mãos, é hora de retornar ao CRVA para a colocação da placa no veículo. Neste momento, o sistema dará a largada para a expedição do documento do veículo (CRLV).

Placa padrão Mercosul

A mudança para as placas padrão Mercosul atende à Resolução Mercosul nº 33/14, que criou o modelo único das placas para os países do bloco e está regulamentada nas resoluções 729, 733, 741, 745 e 748 do Conselho Nacional de Trânsito.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *