Sexta-feira, 26 de abril de 2024

A polícia prendeu dois estupradores em Porto Alegre e Canoas

Agentes da Delegacia de Capturas do Deic (Departamento de Investigações Criminais) prenderam, na manhã desta quarta-feira (05), em Porto Alegre e Canoas, dois homens de 37 e 40 anos por crimes contra a dignidade sexual.

A primeira ação ocorreu no bairro Olaria, no município da Região Metropolitana. O homem de 40 anos foi preso preventivamente por estupro de vulnerável. O crime teria ocorrido na praia de Imbé, no Litoral Norte gaúcho, em janeiro deste ano. A vítima foi uma adolescente de 15 anos.

Na segunda ação da Polícia Civil, o suspeito de 37 anos, que encontrava-se na condição de foragido, foi preso no bairro Rio Branco, na Capital gaúcha. A vítima do crime de estupro foi uma adolescente de 13 anos. O abuso ocorreu no bairro Vila Aparecida, em Alvorada, na Região Metropolitana, em julho de 2012.

Cadastro de Pedófilos

Em janeiro deste ano, o governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, sancionou o Projeto de Lei 16/2016, de autoria do deputado estadual Maurício Dziedricki (PTB), que cria o Cadastro Estadual de Informações para Proteção da Infância e da Juventude, o chamado Cadastro de Pedófilos. A proposta foi aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa gaúcha.

“Não é com alegria que sanciono essa lei, uma vez que ela trata de uma enorme crueldade. Mas é com a sensação de dever cumprido porque, a partir da sua implantação, temos a perspectiva de tentar diminuir esse crime tão perverso. Quero saudar o deputado Maurício Dziedricki pelo empenho na criação desse cadastro, já que muitos pedófilos cumprem penas diferentes da prisão fechada, como a reabilitação, e não há um controle geral desses criminosos”, ressaltou o governador na ocasião.

O acesso ao Cadastro de Pedófilos deve ser feito pelo site da SSP (Secretaria da Segurança Pública) e permite que membros do Ministério Público, do Judiciário, da Polícia Civil e da Brigada Militar, além de pessoas envolvidas com a defesa dos direitos das crianças, como conselheiros tutelares e secretários de assistência social, possam agir de maneira mais efetiva e com medidas protetivas. “Mais do que culpar os criminosos, a importância do cadastro está em conhecê-los, para que possamos proteger nossas crianças desse horror”, enfatizou Sartori.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Atualidades Pampa

Dois adolescentes e dois jovens que assaltariam uma agência bancária foram mortos durante confronto com a Brigada Militar na Região Metropolitana de Porto Alegre
Uma exposição do Museu de Arte Contemporânea em Porto Alegre apresenta 94 obras
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play