A população já pode aproveitar as piscinas públicas de Porto Alegre

A abertura oficial da temporada das piscinas comunitárias de Porto Alegre ocorreu na manhã desta terça-feira (8). De terça-feira a domingo, das 14h30min às 17h30min, estarão disponíveis os banhos livres. A secretária municipal de Desenvolvimento Social e Esporte, Nádia Gerhard, destacou a importância das atividades do verão para crianças e adolescentes. “Mais do que oferecer uma atividade lúdica para enfrentar o calor, o mais significativo é o aprendizado, por meio do esporte, oferecido a estas crianças e adolescentes”. Também haverá hidroginástica, natação e oficinas de saúde nos quatro centros comunitários onde as piscinas estão abertas. Para estas atividades é necessário inscrição prévia. A temporada segue até o dia 1º de março.

O destaque de 2019 é a parceria, inédita, feita com a Associação Brasileira de Químicos (ABQ), que cederá o produto químico para as piscinas. A secretária Nádia Gerhard agradeceu a ABQ e convidou as lideranças comunitárias presentes para que envolvam os usuários na conservação e manutenção dos espaços. “A comunidade tem o dever de fazer sua parte ajudando a manter os espaços que frequentam, uma ação em conjunto para termos um melhor resultado”, ressalta.

Também participaram do evento o presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Joel Lovatto; a secretária adjunta da Educação, Ivana Flores Genro; o presidente da ABQ, Leandro Camacho; o coordenador do Centro de Relações Institucionais e Participativas (Crip) Centro Sul, Mauricio Melo; o coordenador da ONG Sportvida e conselheiro do OP Joel Júnior; o presidente da Associação de Moradores do Jardim Vila Nova, Rodrigo Soares da Silva; e o presidente da Associação Comunitária do Bairro Teresópolis e conselheiro OP, Pedro Pandolfo.

Para o uso das piscinas é necessária a confecção das carteirinhas de acesso com apresentação de uma foto 3×4 e carteira de identidade. Menores de 14 anos devem estar acompanhados pelos pais. No turno da manhã, das 9h às 11h30, há aulas de natação e hidroginástica. As inscrições podem ser feitas nas secretarias de cada unidade.

A temporada das piscinas é uma promoção da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte, por meio da Coordenação-Geral de Esporte, Recreação e Lazer, em parceria com as secretarias da Educação, da Saúde, da Segurança, Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Guarda Municipal e Fasc.

Educação

Com a Secretaria Municipal de Educação serão promovidas atividades recreativas e de lazer (colônia de férias) para as escolas da rede municipal de ensino da zona Sul da Capital.

Idosos

Por meio do Centro Dia do Idoso e pelo serviço de convivência, a Fasc faz atividades de verão com os idosos nas piscinas comunitárias.

Esporte Verão 2019

Com a parceria do Sesc-RS, diversos locais oferecem atividades gratuitas aos moradores da cidade, como danças, ginástica, alongamento, caminhada, ioga, natação, hidroginástica, basquete, futsal, tênis, entre outras atividades.

Piscinas abertas

Cecoflor (Centro de Comunidade Vila Floresta) – rua Irene Caponi Santiago, 290, bairro Vila Floresta.

Cecopam (Centro de Comunidade Parque Madepinho) – rua Arroio Grande, 50, Cavalhada).

Ceprima (Centro de Comunidade Primeiro de Maio) – rua Comoati, 64, bairro Santa Maria Goretti.

Cevi (Centro Comunitário Vila Ingá) – rua Papa Pio XII, 350, bairro Passo das Pedras.

A piscina da Restinga – Cecores (Centro de Comunidade Restinga), na rua Economista Nilo Wulff, 50 – deve abrir até sábado, 12, pois o enchimento é mais lento para não prejudicar o abastecimento de água da comunidade.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *