Sexta-feira, 19 de abril de 2024

A temperatura deve chegar a 38°C nesta terça em Porto Alegre

Nesta terça-feira (11), o sol continua predominando em Porto Alegre e no interior do Rio Grande do Sul. De acordo com a MetSul Meteorologia e a Defesa Civil do município, a tarde deve ser quente e abafada na Capital gaúcha, com a temperatura podendo chegar aos 38°C.

Nesta quarta-feira (12), a nebulosidade aumenta, principalmente no extremo Sul do Rio Grande do Sul, mas não há previsão de chuva para Porto Alegre. Conforme a MetSul Meteorologia e a Defesa Civil, à tarde a temperatura máxima deve chegar aos 34°C. Confira a previsão do tempo para os próximos dias na Capital:

Terça-feira: o sol predomina ao longo dia, mas aparecem algumas nuvens. O vento sopra fraco do quadrante Leste/Norte. A temperatura sobe mais, com o calor se intensificando à tarde e o ar ficando abafado. Mínima de 18°C e máxima de 38°C.

Quarta-feira: o sol aparece com nuvens, mas as nuvens aumentam ao longo do dia e provocam chuva especialmente no decorrer da tarde para a noite. Há risco de chuva localmente com raios e trovoadas. Não se descarta algum temporal passageiro com vento forte. A temperatura sobe menos, mas permanece elevada. Mínima de 21°C e máxima de 34°C.

Quinta-feira: o sol aparece com variação de nuvens, mas períodos de maior nebulosidade provocam algumas pancadas de chuva. O vento sopra fraco do quadrante Sudeste/Leste, mas ocasionalmente sopra moderado. A temperatura tem menor variação, mas permanece elevada, provocando calor e abafamento. Mínima de 22°C e máxima de 32°C.

Sexta-feira: o sol aparece com nuvens no decorrer do dia, porém entre a madrugada e manhã haverá muitas nuvens e chove em alguns momentos. O vento sopra fraco do quadrante Oeste/Norte. A temperatura tem elevação mais acentuada à tarde, provocando intenso calor e abafamento. Mínima de 21°C e máxima de 37°C.

Conferência da ONU

O governo gaúcho participou da 24ª Conferência do Clima da ONU (Organização das Nações Unidas), a “COP 24”, na cidade de Katowice, na Polônia. A secretária do Ambiente Desenvolvimento Sustentável, Ana Pellini, apresentou as ações implantadas no Estado para adaptação aos riscos hidroclimáticos.

O Rio Grande do Sul foi um dos fundadores da iniciativa “Regions Adapt”, criada na “COP 21”, quando assumiu a coordenação da temática recursos hídricos. Conforme a titular da pasta, em 2015 havia apenas 45 estações de rede hidrometeorológica. Atualmente, são 693 unidades instaladas, permitindo através da Sala de Situação o monitoramento do clima sete dias por semana e 24 horas por dia.

“Criamos uma política estadual com foco na redução dos prejuízos econômicos e de vítimas dos eventos extremos como inundações, granizo, vendavais e estiagens”, ressaltou Ana Pellini. “Articulamos uma rede de radares meteorológicos com a Argentina e o Uruguai, que nos permite a formação de uma ampla cobertura de território, possibilitando a formação de quadros de tempo atualizados a cada seis minutos.”

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Atualidades Pampa

Mais de 2.500 veículos foram multados por excesso de velocidade na Freeway no fim de semana
A prefeitura de Porto Alegre vai oferecer desconto de 10% para o pagamento do IPTU 2019
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play