Alerta: os cuidados para o uso de equipamentos elétricos no inverno

Lareiras ecológicas, aquecedores, chuveiro elétrico, ar-condicionados, são ótimas opções para enfrentar as baixas temperaturas aqui no Rio Grande do Sul. Mas especialista esclarece os cuidados no uso e manutenção dos aparelhos.

Os dias rigorosos de frio aqui no Rio Grande do Sul exigem uma forma de se aquecer, seja pelos meios mais tradicionais, como as lareiras e os fogões a lenha. Ou por equipamentos modernos como aquecedores e as lareiras ecológicas. Mas, independente da escolha, é preciso muito cuidado ao utilizar esses materiais.

“Em geral, para todos têm sempre que cuidar as crianças, independente do aquecedor que tu vai usar, lareira ecológica ou aquecedor elétrico. Tem que cuidar para ver se a fiação não vai aparecer, apresentar algum defeito visual, tu olha e consegue ver se ela está amarelada ou derreteu a tomada, a ideia seria nós termos uma rede independente para o chuveiro, ar-condicionado e para o aquecedor elétrico”, explicou o tenente do Corpo de Bombeiros, Maximiliano Pires.

No período de inverno, os riscos de incêndios em residências e acidentes envolvendo resquícios de fogo aumentam, exigindo maiores cuidados. Não deixar tapetes ou objetos inflamáveis perto de lareiras ou não sobrecarregar tomadas, são algumas das medidas de prevenções para evitar risco de acidentes.

“Se acabou o oxigênio do ambiente, no primeiro momento a pessoa vai ter um desmaio, se não tiver uma ventilação, pode levar a óbito. Qualquer situação de emergência é tentar manter a tranquilidade, o grande problema de uma emergência é quando a pessoa nunca passou por uma situação de risco e tu não sabe como vai reagir”, esclareceu Pires.

Mas, ainda segundo o especialista, mais de 90% dos acidentes podem ser evitados se os equipamentos forem instalados e manuseados de forma correta. Portanto, se proteja do frio, mas não descuide da segurança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *