Animais chegam no Parque de Exposições Assis Brasil para 42ª Expointer

Nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (19), os animais inscritos na 42ª Expointer foram recebidos e inspecionados no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A cabanha que abriu os portões veio de Uruguaiana e fez 14 horas de viagem, parando em cada cidade do caminho para garantir o bem estar dos animais. Lisandra Dorneles, presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária, disse que a chegada dos animais dias antes do início da Expointer por uma questão de bem estar é muito importante. “É necessário que os animais se adaptem ao local, a temperatura, água e demais condições”, afirmou ela.

A abertura dos trabalhos é celebrada com uma rodada de café de cambona, ou café campeiro, oferecido pela prefeitura de São Nicolau. Ricardo Klein, prefeito da cidade, diz que o café é de tradição jesuítica e que em 2020 estará comemorando sua 14ª edição.

(Foto: O Sul)
(Foto: O Sul)

O diretor administrativo da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Francisco Shardong, participa da chegada dos animais no Parque de Exposições Assis Brasil. Segundo ele, “a Expointer espanta as crises do Rio Grande do Sul. Nestes dias, a gente recarrega as baterias. Aqui é o início de uma olimpíada, onde os craques desceram para buscar os grandes prêmios. Às vezes, trabalho de mais de um ano”. Segundo Shardong, o momento é de ascensão da pecuária. “Ainda meço o sucesso da Expointer pela pecuária”, frisou.

(Foto: O Sul)
(Foto: O Sul)
(Foto: O Sul)
(Foto: O Sul)
(Foto: O Sul)
(Foto: O Sul)

Leonardo Pascoal, prefeito de Esteio, está otimista e disse que a Expointer já deixou de ser uma feira do agronegócio: “é uma feira do Rio Grande do Sul”. Segundo ele, são esperadas mais de 400 mil pessoas no evento, que terá atrações para todos os públicos. Além disso, ele citou a agricultura familiar, que a cada ano recebe mais pessoas. Pascoal diz ainda que a previsão do tempo não apresenta chuva, o que torna ainda maior a expectativa de uma grande exposição. Os tickets de ingresso estão sendo comercializados nas estações do Trensurb. “A ideia é aproximar o usuário do Trensurb”, afirmou ele. Os ingressos estão disponíveis em Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo e em Esteio, na bilheteria da estação em frente ao parque.

A Expointer 2019 tem 3.975 animais inscritos, começa no próximo sábado (24) e vai até o dia 1º de setembro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *