Artistas e instituições culturais já podem receber auxílio emergencial

A Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc foi aprovada pelo Governo Federal no final do mês de junho e estabeleceu uma liberação de R$ 3 bilhões para artistas e estabelecimentos culturais durante a pandemia. Agora, esta verba foi repassada para estados e municípios.

“Caberá aos governos estaduais fornecerem o auxílio para os trabalhadores da cultura. Aos municípios caberá o subsídio mensal para organizações culturais, pequenos empreendimentos, bibliotecas comunitárias e organizações que são oriundas de povos originários”, explicou a Secretária da Cultura do RS, Beatriz Ferreira.

Os profissionais de cultura que ainda não recebem o auxílio emergencial podem se cadastrar no site, até o dia 15 de setembro. Já as instituições e organizações culturais devem procurar as Secretarias Municipais para receberem o auxílio. Além disso, a Secretaria de Cultura do Estado vai disponibilizar editais de financiamento para criações artísticas durante esse período.

“Prevê a realização de editais, chamadas públicas e aí é um outro momento, na verdade é para aqueles empreendedores que querem retomar de alguma forma a sua atividade, visando neste período agora, poder oferecer trabalho e ao mesmo tempo preparar conteúdos para as pessoas que estão cumprindo o distanciamento social e que hoje precisam acessar conteúdos bacana na área da cultura e na área da arte”, comentou Beatriz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *