As chuvas recentes já causam estragos em 15 municípios e deixam duas pessoas mortas no Estado

A Defesa Civil do Estado segue atualizando os números de desabrigados e desalojados pelas chuvas recentes no Rio Grande do Sul. Quinze municípios foram danificados pelos temporais e ventos do dia 9 de janeiro. Já são quase 5 mil pessoas afetadas (3.391 desalojadas e 1.592 desabrigadas). Dois óbitos foram confirmados pelas autoridades, um em Alegrete e outro em Manoel Viana.

Os municípios atingidos até agora, de acordo com a Defesa Civil são: Alegrete, Bagé, Barra do Quaraí, Barracão, Dom Pedrito, Jaguari, Lavras do Sul, Manoel Viana, Pedro Osório, Quaraí, Rosário do Sul, São Borja, São Gabriel, São Francisco de Assis e Uruguaiana.

A cidade de Alegrete, que decretou situação de emergência, recebeu a visita do governador Eduardo Leite no último sábado (12). Esta foi a primeira viagem oficial como novo chefe do Executivo gaúcho. Leite esteve no abrigo onde se encontram mais de 140 adultos e crianças. “Apesar de todas as dificuldades, as pessoas conseguem manter o sorriso no rosto. Estou satisfeito porque estão sendo bem atendidas. Fiz questão de vir aqui para dizer que a população de Alegrete, Uruguaiana e toda a Fronteira Oeste não está sozinha. Vamos seguir firme neste trabalho conjunto de assistência”, afirmou. Depois, o governador sobrevoou parte da região alagada. Foi um voo curto por causa das condições climáticas.

Mais cedo no mesmo dia, Leite esteve em Uruguaiana, que também decretou situação de emergência por causa do vendaval da última quarta-feira (9). Os ventos chegaram a 120 quilômetros por hora e destelharam 140 casas (parcial ou totalmente), um colégio e também o Instituto Penal de Uruguaiana. Por este motivo, 166 apenados do regime semiaberto passaram para o regime domiciliar.

Ajuda

A Defesa Civil Estadual solicita a divulgação de ajuda humanitária para famílias afetadas pelas chuvas na Região da Fronteira Oeste. Alimentos não perecíveis, água potável, roupas, material de dormitório, colchões, produtos de limpeza e higiene pessoal são os itens mais necessários no momento.

Os donativos podem ser entregues na Central de Doações na Avenida Borges de Medeiros, 1501 – Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre, de segunda a domingo das 8h30min às 18h.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *