Bolsonaro entrega texto da reforma da Previdência no Congresso Nacional

Proposta foi entregue na manhã desta quarta-feira (20). (Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)

O presidente Jair Bolsonaro entregou hoje, por volta das 09h30, o texto de proposta da reforma da Previdência. Acompanhado de ministros, Bolsonaro não falou com a imprensa. A entrega foi feita ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, juntamente com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre. O texto irá passar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) que será comandada pelo PSL, partido do presidente. Ainda não se tem o nome de quem irá comandar a CCJ.

Se o texto passar pela Comissão, será encaminhada para o plenário. O texto precisa ser aprovado em, pelo menos, dois turnos por três quintos dos deputados (308 votos) para seguir para o Senado.
Durante a passagem de Bolsonaro pelo Congresso, deputados do PSOL realizaram um protesto contra as propostas do texto apresentado pelo presidente. Vestidos com aventais laranjas e com laranjas nas mãos, fizeram referencia aos supostos candidatos laranjas do PSL, que culminou na saída do ex-ministro Gustavo Bebiano.

Mudanças propostas

Na semana passada, o secretário de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, disse que a proposta do novo texto da reforma da Previdência prevê a idade mínima para a aposentadoria de 62 anos para a mulheres e 65 para os homens. Ainda não existe no país uma idade mínima para aposentadoria no sistema privado.

Novas alíquotas de contribuição dos trabalhadores e a implementação do regime de capitalização, que consiste no trabalhador financiar a própria aposentadoria em depósito em uma conta individual. A reforma prevê englobar os serviços públicos e os militares, estados e municípios também participaram da reforma.

O Governo Federal irá divulgar o texto completo da proposta de reforma da previdência ainda na manhã desta quarta-feira. Bolsonaro afirmou que irá defender os pontos da proposta em cadeia nacional ainda hoje.

Apresentação da PEC

Ainda nesta quarta-feira (20), o Governo Federal divulgou um documento que explica como funcionará a Nova Previdência. Você pode ter acesso a esse documento aqui:



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *