Covid-19: municípios do interior do Rio Grande do Sul iniciam vacinação

Os principais municípios do Rio Grande do Sul começaram a receber e aplicar a vacina Coronavac nesta última terça-feira (19). A distribuição começou às 8 horas de ontem (19). As doses da vacina chegaram aos municípios gaúchos por transporte terrestre e aéreo. Às 16 horas, todas as 18 Coordenadorias Regionais de Saúde já haviam recebido o carregamento. A distribuição é feita de acordo com os critérios populacionais dos grupos prioritários.

“É um trabalho técnico pautado em cima de critérios de seleção, porque na verdade, o quantitativo que veio, ainda é um quantitativo pouco, mas é para o início da primeira fase da vacinação”, explicou o presidente do Cosems/RS, Maicon de Barros Lemos.

Foram encaminhadas 170.800 doses aos municípios do Rio Grande do Sul, o que equivale a metade da quantidade recebida do Governo Federal. As doses restantes serão utilizadas na segunda etapa de imunização do grupo prioritário, prevista para ocorrer entre duas a quatro semanas após a primeira aplicação.

“Hoje é mais um dia de celebração do início da campanha de vacinação, mas sempre lembrando que ainda não temos doses para toda a primeira fase. Temos recomendações para que as pessoas continuem tomando cuidados de uso de máscara, de lavar as mãos e de usar álcool em gel”, destacou a Secretária de Saúde do Rio Grande do Sul, Arita Bergmann.

As prefeituras dos 497 municípios devem agora retirar nas respectivas coordenadorias o quantitativo proporcional à população a ser vacinada. Em Pelotas, no Sul do estado, as doses chegaram por volta das 14 horas. Às 15 horas, foi realizado o ato de início da vacinação. Foram imunizados um técnico em enfermagem, uma assistente comunitária de saúde e uma moradora do abrigo municipal do idoso.

Já em Santa Cruz do Sul, na região Central, a primeira pessoa a ser vacinada foi uma enfermeira da UTI Covid, seguida de uma idosa residente da associação de auxílio aos necessitados. Mais cidades iniciaram a imunização nesta terça-feira, entre elas Bagé, Capão da Canoa, São Leopoldo, Canoas e Novo Hamburgo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *