Dia Nacional dos Profissionais da Educação

Em meio a um ano cheio de incertezas, com aulas remotas e sem data para volta as aulas presenciais em algumas cidades do Brasil, foi comemorado nesta última quinta-feira (06) o Dia Nacional dos Profissionais de Educação.

Para valorizar os profissionais que cuidam da educação no espaço escolar e da formação das novas gerações, o Dia Nacional dos Profissionais da Educação passou a ser comemorado em 2015. Durante a pandemia, esses trabalhadores precisaram se adaptar para que o ano letivo não fosse perdido. Aqui no Rio Grande do Sul, na rede privada, a mudança do ensino presencial para o remoto foi ajustada ainda na mesma semana do decreto.

“As aulas estão acontecendo neste momento, a gente utiliza o Google classroom, uma ferramenta que eu acredito que todo ambiente escolar está utilizando. As aulas que a gente faz são aulas comunicativas, que focam para que o aluno consiga se expressar e se comunicar da melhor forma possível”, comentou o professor de escola privada, Marlon Rios.

Na rede pública a mudança trouxe a tona problemas estruturais. Durante esse período os profissionais tem buscado dar o seu melhor para que os alunos consigam manter o aprendizado.

“Isso que está me preocupando, não os alunos que estão frequentando e que são poucos, porque eles conseguem fazer, e organizar as atividades. Eu posso atender e explicar o conteúdo, conversar com eles, mas eu me preocupo mais com quem não está acessando, porque a nossa comunidade é bem carente”, destacou a professora da rede pública, Adriana de Oliveira.

A data comemora não apenas o papel dos professores, mas de todos que fazem parte do meio escolar. O dia busca reconhecer e valorizar todos os profissionais que constituem a comunidade escolar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *