Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Eleições 2020: TSE suspende cancelamento de títulos sem biometria

Muitos eventos foram cancelados ou adiados em razão da covid-19. Não é o caso das eleições municipais, que devem, sim, ocorrer, em 2020. Mas e quem precisa regularizar o título, como fazer durante o isolamento?

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, cerca de 416 milhões de eleitores devem ir as urnas, escolher seus representantes. São mais de 5 mil e 500 municípios que vão eleger prefeitos e vereadores, ainda este ano.

“Já se trabalha com uma eventualidade de a eleições, mas isso por ato do congresso serem realizadas um pouquinho mais tarde, mas ainda este ano. Em princípio o que não se cogita em nenhuma hipótese é a prorrogação dos mandatos”, disse a presidente do TRE-RS, Marilene Bonzanini.

A boa notícia para os eleitores que não realizaram a biometria nos prazos estipulados pelo TSE e tiveram os títulos cancelados, agora uma medida garante que mais de 2,5 milhões de pessoas possam regular ainda este ano. A regularização deve acontecer após as eleições municipais, provavelmente no mês de dezembro.

“Então foi editada essa resolução praticamente anistiando esse não comparecimento, dando uma sobrevida e no caso levantando, não cancelando esses títulos e permitindo que o eleitor regularize a situação da biometria quando for reabrir o cadastro eleitoral”, explicou Marilene.

Outros procedimentos como: primeira via do título, transferência de município ou alteração de dados pessoais, podem ser feitos pelo sistema título net, sem sair de casa.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Jornal da Pampa

Saiba como fica a guarda compartilhada de filhos em meio a pandemia
Polícia investiga estelionato com recursos da Fasc em Porto Alegre
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play