Sábado, 20 de abril de 2024

Entrou em vigor a lei que aumenta para 65 anos a idade para não pagar a passagem nos ônibus de Porto Alegre

Entrou em vigor nesta segunda-feira (28) a nova regra para a isenção do pagamento da tarifa para idosos no transporte coletivo em Porto Alegre. Após aprovação na Câmara de Vereadores, no final do ano passado, a prefeitura publicou no Diário Oficial de Porto Alegre a Lei nº 12.503, revogando a Lei nº 5.624, que estabelecia a isenção de pagamento para as pessoas com idade entre 60 e 64 anos, estabelecendo regra de transição para quem já possui o benefício.

Os usuários que já possuem o Cartão TRI para idosos na data da publicação dessa lei permanecerão com o direito à isenção tarifária, desde que efetuem o recadastramento na EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) e comprovem, anualmente, residência na Capital gaúcha, além de renda mensal não superior a três salários mínimos regionais. Os idosos com 65 anos têm direito à isenção da tarifa.

Na justificativa para a revogação da isenção, a prefeitura destaca que a Lei Municipal nº 5.624 é de 18 de setembro de 1985, publicada anteriormente à Carta Constitucional de 1988, atendendo a um anseio daquela época. Atualmente, com o advento da gratuidade prevista no art. 230 da Constituição Federal, já há ampla cobertura de isenção aos idosos no transporte público, sem qualquer outra condicionante senão o critério de idade.

Para a medida, a prefeitura argumenta também que o aumento da expectativa de vida levou os cidadãos a se aposentarem mais tarde, continuando a atuar no mercado de trabalho. “Representa que o perfil do idoso da década de 1980 não é o mesmo dos dias presentes, não havendo justificativa para a manutenção deste modelo de isenção no ordenamento jurídico atual”, diz o Executivo.

Tabela de verão

Até o dia 6 de março, está em vigor a tabela de verão no sistema de ônibus de Porto Alegre. A redução de viagens nessa época de férias é de 7%, menor do que a diminuição de passageiros no sistema de transporte coletivo, que chega a 14%, de acordo com informações da prefeitura.

Não há redução de horários em algumas linhas mais carregadas. Os primeiros e últimos horários de todas as linhas de ônibus da Capital não sofrem qualquer tipo de alteração.

A EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) monitora o atendimento de todas as linhas para a realização de ajustes, se necessários. Dúvidas, informações ou reclamações podem ser encaminhadas pelo telefone 156 ou no site da EPTC.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Atualidades Pampa

Dois homens foram presos por tráfico de drogas sintéticas dentro de casas noturnas no litoral gaúcho
Porto Alegre receberá cinco jogos da Copa América
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play