Expointer 2020 deve iniciar no final de agosto

Nesta época, em anos anteriores, produtores, empresários e entidades do ramo da agricultura já estariam na expectativa e nos preparativos para uma das maiores feiras do agronegócio da América Latina. A ansiedade se mantém. No entanto a dúvida é se a Expointer 2020 vai mesmo acontecer?

Nesta semana foi publicado no Diário Oficial do Estado o regulamento da Expointer 2020. O período, a princípio, segue a tradição: entre o último final semana de agosto e o primeiro de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Mas a data poderá sofrer alterações, de acordo com a evolução da pandemia. O governo gaúcho, no entanto, se mostra otimista.

“Hoje a gente está confiante que ela vai sair, até porque é uma feira que nós queremos viabilizar ela como uma retomada do crescimento da agricultura gaúcha, até porque precisamos estimular a compra de máquinas, precisamos melhorar e comercializar a nossa tecnologia, a nossa genética, os próprios agricultores precisam de um espaço para comercializar os seus produtos e tenho certeza que a Expointer vai dar esse resultado para todos nós”, disse o Secretário da Agricultura RS, Covatti Filho.

A chance é pequena, mas caso a data permitida para realização exceda o mês de setembro, pode ser que a feira não ocorra este ano. De acordo com o secretário, a Expointer no mês de outubro não seria viável, já que neste período a comercialização das máquinas e implementos agrícolas seria tardia para a safra de verão.

“Lá no início de outubro tu tem o início do plantio da safra de verão, então os produtores estarão atentos a toda essa questão da preparação da sua lavoura, também tem as feiras de primavera que é a comercialização de animais, ela é muito forte no Rio Grande do Sul, aonde dá toda essa construção para fazer toda essa mudança de plantel da pecuária gaúcha”, explicou Covatti.

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural estuda maneiras pra viabilizar o evento, como o possível uso obrigatório de máscaras, medição de temperatura na chegada ao parque e controle de aglomerações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *