Governador autoriza municípios a flexibilizar distanciamento controlado

Pela primeira vez, desde o início da pandemia, o governo do Estado autorizou que os municípios estabeleçam regras próprias em relação ao distanciamento controlado. Nessa nova decisão, as cidades com bandeira de risco amarela ou laranja podem, inclusive, flexibilizar regras impostas pelo governo estadual.

Mas para que isso seja efetivado, os municípios devem encaminhar um plano municipal de enfrentamento ao coronavírus, com as regras de cada cidade e as justificativas da mudança. O governador Eduardo Leite, falou sobre isso na sua live de quinta-feira (4).

“Nosso modelo é consistente, ele tem sido elogiado, mas o estado do Rio Grande do Sul é grande, tem uma diversidade de perfis econômicos nos municípios, e os prefeitos são aqueles que melhor entendem a realidade local. Entendemos que era o caso de dar a possibilidade aos prefeitos para que fizessem esses ajustes necessários em protocolos em nível local, se a sua forma de organização de economia, em nível local, assim demandasse. O que nós colocamos ali, é que tem ser um plano estruturado, tem que estar respaldado por evidência científica e justificado e assinado pelos seus responsáveis na área da saúde”, explicou o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *