Governo do RS elabora plano para garantir segurança de barragens


RS tem 10.774 barragens. Foto: TV Pampa/Reprodução

O governador Eduardo Leite solicitou ao secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura, Artur Lemos, que apresentasse medidas preventivas para garantir a segurança das barragens no Estado. O objetivo da solicitação é criar um planejamento para prevenir impactos ambientais e econômicos, além de melhorar a gestão das represas.

No documento, elaborado por Lemos e a equipe da Pasta, há informações sobre a situação dos reservatórios gaúchos e ações de prevenção de curto, médio e longo prazo, a serem adotadas a partir da próxima semana. Entre os integrantes do plano estão a Agência Nacional de Águas (ANA), a Defesa Civil, secretarias do Estado, Exército e entidades do setor. Em todo o país há cerca de 24 mil barragens, 10.774 estão no Rio Grande do Sul. Desse total, apenas 16% (1.716) são outorgadas e, portanto, passíveis de fiscalização.

O governo estabeleceu que 418 barragens serão vistoriadas ainda em 2019. Entre elas, três serão priorizadas por terem riscos mais altos: Capané (Cachoeira do Sul), Santa Bárbara (Pelotas) e Filhos de Sepé (Viamão).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *