Hemocentro tem queda de 60% nas doações de sangue

O Hemocentro do Rio Grande do Sul vive um momento crítico nos estoques de sangue agora durante a pandemia. O espaço teve redução de 60% do número de doadores. E isso afeta 45 hospitais de Porto Alegre, da região metropolitana e do litoral norte do estado.

Dos cerca de 1.600 doadores que frequentavam o centro de coleta mensalmente, pouco mais de 600 seguem fazendo as doações de sangue. A psicóloga do Hemocentro explica que ainda existe o medo de contaminação pela Covid-19. Ela reitera que até o momento não houve nenhum caso positivo para o novo coronavírus entre os servidores. E que o espaço cumpre todas as medidas de higiene para prevenção.

“É um procedimento seguro, não há notícia nenhuma no nosso país de contaminação durante a coleta de sangue, então é um procedimento bastante seguro e nós tomamos todos os cuidados necessários para preservar a saúde e o bem-estar do doador, principalmente neste momento de pandemia que nós estamos”, esclareceu a psicóloga do Hemocentro, Sandra Bueno.

Recentemente, o Ministério da Saúde orientou os estados a receberem doações de sangue de homens gays, bissexuais, travestis e mulheres transexuais, prática que até então era proibida pelo suposto risco de transmissão do vírus HIV. No Rio Grande do Sul, a Secretaria Estadual da Saúde já está cumprindo a decisão. A medida foi comemorada pelo grupo de apoio à prevenção da AIDS. E isso também traz a possibilidade de aumento no público doador.

“Na verdade essa pessoa também tem seus preconceitos, vai caber a ela ou a pessoa que for doar o sangue fazer o enfrentamento necessário, porque ninguém mais pode ser impedido de doar sangue por essa questão”, relatou o Vice-presidente do Gapa-RS, Carlos Duarte.

O Hemocentro está precisando de todos os tipos de sangue. Para doar, é necessário agendar horário através do telefone (51) 33-36-67-55, ramal 102. Ou pelo e-mail hemorgs@saude.rs.gov.br. O voluntário passa por uma entrevista e um exame antes da primeira triagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *