Hospital de Porto Alegre utiliza robô para consulta pós-operatória

Um hospital de Porto Alegre está usando a tecnologia para ajudar pacientes que passaram por uma cirurgia. Um robô está sendo usado para atender os procedimentos pós-operatórios, reduzindo a circulação de pessoas no ambiente.

A TV Pampa conversou com o paciente Saul Pedro Pavanelo, que passou por uma prostatectomia. “É maravilhoso poder contar com as pessoas, e a opinião de quem está lá do outro lado, com o professor no caso que tem todo o conhecimento e fazer uma coisa magnifica dessas, isso é sem explicação”, disse o paciente.

O Saul retirou parte da próstata para realização de um tratamento. A cirurgia robótica foi comandada presencialmente pelo doutor André Berger. Um dos maiores especialistas na área estava presente na recuperação do paciente, através de um robô que permitiu que o cirurgião norte-americano Monish Aron fizesse uma visita pós operatória.

“E eles avaliaram esse paciente juntos no pós-operatório, então foi muito bacana você ver que consegue interagir, consegue ter uma avaliação muito boa do paciente, mesmo que você em Los Angeles comandando um robô a distância”, disse o coord. Médico de Saúde Digital do Hospital Moinhos de Vento, Felipe Cabral.

“Você consegue utilizar aquelas ferramentas para dar zoom também, então você pode se aproximar do paciente, pode avaliar as incisões, pode avaliar os drenos se estão lá e também potencialmente pode avaliar os sinais vitais sem estar no quarto do paciente”, explicou o chefe do Núcleo de Medicina Robótica do Hospital Moinhos de Vento, André Berger.

A iniciativa surge em meio a pandemia do novo coronavírus. Robôs desse tipo auxiliam que profissionais da saúde possam prestar serviços sem a presença física no local. A novidade ajudou até familiares de pacientes.

“Os familiares passaram a poder visitar os seus entes queridos que estão internados na UTI, através desse carrinho de tele medicina. Então foi uma outra forma da gente utilizar a tecnologia para aproximar a família do paciente que está internado”, relatou Cabral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *