Igreja de São Leopoldo sofre assalto durante transmissão on-line de missa

Um caso inusitado, pela forma que aconteceu. Dois criminosos assaltaram uma igreja em São Leopoldo, no Vale do Sinos, no começo da noite desta última quarta-feira (15). Toda ação dos bandidos foi transmitida ao vivo, já que a paróquia realizava uma missa através de uma live nas redes sociais. Foram levados dois celulares e a chave de um carro. Ninguém ficou ferido.

Os fiéis que acompanhavam a missa on-line do padre Ramiro Mincato levaram um susto bem no início da celebração. “Toca o alarme, toca o alarme, pessoal manda a polícia aqui para a igreja, estamos sendo assaltados durante a missa”, dizia o padre Ramiro Mincato no momento do assalto.

A transmissão foi interrompida por 35 segundos. Depois o padre voltou para explicar a situação, tranquilizar os fiéis e até mesmo prosseguir com a missa.

“Não caia a ficha, não sabia o que estava acontecendo, eu achei que eram dois pedintes, mendigos e daí eu vi que um tirou o celular da secretária e o outro apertava a roupa do paroquiano, e aí eu vi que era um assalto e corri para frente da câmera e disse que era um assalto e pedi para chamarem a polícia”, revelou Mincato.

Em mais de três décadas de sacerdócio, Ramiro nunca tinha passado por situação parecida. Com 64 anos de idade, ele ainda se arriscou e não quis entregar o notebook para os bandidos.

“Eu segurei o computador e do lado tinha um pedestal, eu peguei aquilo para me defender, caso ele quisesse pegar o computador eu ia dar nele. Te vem uma certa decepção por tu não te dar conta do que está acontecendo, é como uma culpa”, falou o padre.

Foi o segundo ataque sofrido pela Paróquia São José Operário em menos de um ano. No final de 2019 a igreja já tinha sido arrombada por criminosos que levaram dinheiro e alimentos para doação. O assalto desta quarta (15) durante a missa está sendo investigado pela Polícia Civil que aguarda as imagens das câmeras de segurança para tentar localizar os dois bandidos.

A missa de quarta-feira (15) era a única da semana que seguia sendo realizada às 19h. Após o assalto, a paróquia, que fica no bairro Fião em São Leopoldo, deve mudar o horário das cerimônias on-line, para acontecerem às 15h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *