IPE realiza mamografias gratuitas para seguradas no mês de outubro

Estamos no Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama. Para colaborar com essa campanha o Instituto de Assistência à Saúde dos servidores públicos do Rio Grande do Sul está promovendo uma ação focada em mulheres de 40 a 75 anos.

Segundo dados do IPE, a procura de mulheres para realizar a mamografia vem diminuindo gradativamente. Agora, durante a pandemia, a tendência é que esse número reduza ainda mais.

“Cerca de 1% todos os anos nós temos de redução nos serviços de mamografia e prevenção ao câncer de mama. Com a pandemia, nós tivemos uma redução de 36% na procura pelos serviços de mamografia”, revelou o presidente do IPE Saúde, Marcus Vinícius Vieira.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, se descoberto nos estágios iniciais o câncer tem 90% de chance de ser tratado e curado. Por isso a importância da realização da mamografia, que tem eficácia no diagnóstico do tumor.

“Tememos que a partir de 2021, a procura seja muito expressiva de pessoas já doentes, apresentando o câncer de mama em estágios avançados e talvez com pouca chance de recuperação”, disse Vieira.

Para auxiliar na campanha do Outubro Rosa e incentivar a realização do exame o IPE Saúde vai fazer mamografias de forma gratuita para suas seguradas. A ação ocorre entre os dias 15 e 31 de outubro para mulheres entre 40 e 75 anos de idade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *