A 13ª Semana da Cidade Limpa começa nesta segunda-feira em Porto Alegre

O DMLU (Departamento Municipal de Limpeza Urbana), órgão que integra as SMSUrb (secretarias municipais de Serviços Urbanos) e do Smams (Meio Ambiente e da Sustentabilidade), realiza, entre os dias 14 e 18 de maio, atividades em alusão à 13ª Semana Cidade Limpa em Porto Alegre.

A abertura das atividades ocorre nesta segunda-feira (14), às 10h, na sede do Departamento, onde será instalada a Estação DMLU. Na terça-feira (15), às 9h, a qualificação é dirigida aos funcionários das Unidades de Destino Certo (Ecopontos), dentro do Projeto Qualifica DMLU, e vai apresentar melhorias para o serviço e capacitação dos trabalhadores das unidades em gestão ambiental.

No Dia do Gari (16), às 9h, acontece um workshop para os servidores do DMLU que vai abordar gerenciamento, manuseio e destinação de materiais. Na quinta-feira, 17, às 9h, o DMLU faz uma homenagem aos garis mais antigos do departamento. Às 14h, acontece o workshop “Resíduos Sólidos e a Sustentabilidade”, aberto ao público em geral.

Dos dias 14 ao 16, ocorrem atividades em parceria com a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação). Técnicos da Coordenação de Gestão e Educação Ambiental  participam da Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho da instituição.

O último dia da programação,18, conta com duas visitas técnicas. Durante a manhã, a partir das 8h30min, alunos do curso de Gestão Ambiental da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul conhecerão os caminhos da limpeza urbana na Capital. No período da tarde, às 13h30min, funcionários da Universidade Anhanguera farão o roteiro. Às 14h, será realizada formação de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos no Colégio Americano, para a associação de vizinhos do bairro Rio Branco.

O secretário municipal de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário, ressalta a importância do evento para a sensibilização da comunidade. “A Semana Cidade Limpa tem ajudado, durante os anos, a esclarecer a população sobre questões ambientais e também reforçar a responsabilidade de cada um com a limpeza urbana de Porto Alegre. Além de difundir os serviços que são realizados pelo DMLU para que tenhamos uma cidade mais limpa”, complementa Rosário.

Cidade Limpa

A Semana, instituída pela Lei Municipal nº 9.922/2006 para o período anual de 16 a 22 de maio, tem o objetivo de sensibilizar a população sobre a sua responsabilidade em manter a limpeza das ruas, praças, parques e arroios, mas também das calçadas que não são públicas. A comunidade em geral é estimulada a participar das ações que buscam incentivar a educação socioambiental.

Programação 

14 de maio – Segunda-feira
10h – Abertura Semana Cidade Limpa – Local: Auditório do DMLU (avenida Azenha, 631)
10h30 – Estação DMLU – Exposição sobre resíduos sólidos – Local: Sede DMLU (avenida Azenha, 631)
14h – Palestra sobre gestão de resíduos Sipat/EPTC – Local: Sede EPTC (rua João Neves da Fontoura, 07)

15 de maio – Terça-feira
9h – Projeto Qualifica DMLU – Visita e capacitação com servidores das Unidades de Destino Certo (Ecopontos) – Local: Saída da Sede do DMLU (avenida Azenha, 631)
14h: Palestra sobre gestão de resíduos Sipat /EPTC – Local: Sede Gênova EPTC (rua Gênova, 170)

16 de maio – Quarta-feira
9h – Workshop “Resíduos Sólidos e a Sustentabilidade” – Formação para servidores do DMLU e da PMPA – Local: Auditório do DMLU (avenida Azenha, 631)
14h – Tour dos Resíduos – Sipat / EPTC – Local: Saída da sede do DMLU (avenida Azenha, 631)

17 de maio – Quinta-feira
9h – Homenagem ao Dia do Gari – Local: Sede do DMLU (avenida Azenha, 631)
14h – Workshop “Resíduos Sólidos e a Sustentabilidade” para público externo. Local: Auditório do DMLU (avenida Azenha, 631)

18 de maio – Sexta-feira
8h30 -Tour dos Resíduos Sólidos – Visita dos alunos da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul às unidades do DMLU – Local: Saída da Sede do DMLU (avenida Azenha, 631)
13h30 – Tour dos Resíduos Sólidos – Visita dos funcionários da Universidade Anhanguera às unidades do DMLU. Local: Saída da Sede do DMLU (avenida Azenha, 631)
14h – Formação de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos – Capacitação para a Associação Vizinhos Solidários do Bairro Rio Branco. Local: Colégio Americano (rua Dr. Lauro de Oliveira, 71)