Feira Internacional de Vinhos do Rio Grande do Sul será lançada na Itália

Uma delegação gaúcha viajará para a Itália para promover a divulgação da Wine South America, uma feira internacional de vinhos que ocorrerá em Bento Gonçalves, de 26 a 29 de setembro deste ano, na Serra. Os gaúchos lançarão o evento durante a Vinitaly 2018, feira internacional líder mundial do setor de vinhos, que acontece na cidade italiana de Verona.

O Rio Grande do Sul foi escolhido pela Veronafiere, empresa italiana que promove a Vinitaly, após a missão do governador José Ivo Sartori à região do Vêneto em 2017. O setor vitivinícola do RS abraçou a ideia e, juntamente com o governo do Estado e a Câmara de Comércio Italiana no RS, trabalhou para que o evento ocorresse em solo gaúcho.

De acordo com os organizadores, a produção de 90% dos vinhos e espumantes brasileiros está no RS e a qualidade da produção aumenta ano após ano, fatores que legitimaram a opção pelo Brasil. Além disso, houve uma união do setor produtivo e do poder público na atração destes investimentos.

A localização estratégica do Estado, no centro da região produtora da América do Sul, que envolve ainda Argentina, Uruguai e Chile, foi outro fator importante para a realização da feira em Bento Gonçalves.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Evandro Fontana representará o governador Sartori no evento de lançamento da Wine South America, na Itália, ao lado de representantes do setor vitivinícola gaúcho e prefeitos da Serra.