Procon promove mutirão de renegociação de dívidas com bancos em Porto Alegre

O Procon Porto Alegre, em parceria com a Pucrs (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), realizará, no dia 25 deste mês, das 9h às 17h, no sétimo andar do prédio 50 da universidade, o 3º Mutirão de Renegociação de Dívidas junto a diversas instituições financeiras.

Além do órgão municipal, o evento é promovido pela Escola de Direito e de Finanças da universidade, pelo Grupo de Estudos Superendividamento e pelo Balcão do Consumidor da instituição de ensino. Para participar, o consumidor deverá levar documento de identidade, comprovante de residência, documentos de pagamentos já realizados e contratos firmados junto aos bancos.

Já confirmaram presença no mutirão representantes dos bancos Agiplan, Caixa Econômica Federal, Itaú, Santander e Banrisul. Entretanto, a tendência é de que na próxima semana outras instituições financeiras confirmem a sua participação. Além disso, no mutirão os especialistas auxiliarão o consumidor a renegociar dívidas com empresas que participam do portal consumidor.gov.br, ainda que estas não estejam presentes fisicamente.

Para renegociar a sua dívida com o banco pelo portal, o consumidor precisa ter uma conta de e-mail válida e documentos relacionados ao débito. É preciso ainda dispor de uma previsão de valor que poderá desembolsar mensalmente.

O consumidor deverá, inicialmente, realizar o cadastro no portal, recebendo um login e uma senha. Após, deverá registrar a instituição financeira previamente cadastrada, informando no campo “problema” a opção “dificuldade na renegociação/parcelamento de dívida”. Por fim, no campo “descrição da reclamação”, o consumidor deve relatar o problema e colocar ao final seu pedido ao banco.

Reclamações 

Os moradores da Capital podem registrar suas queixas e denúncias pela internet no site do Procon. A sede do Procon Porto Alegre fica na rua dos Andradas, 686. O atendimento é realizado das 9h às 17h, onde são distribuídas 90 fichas de atendimento diariamente. O Procon também disponibiliza para a população uma loja do órgão no terminal 1 do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em funcionamento das 12h às 18h.

O Procon Porto Alegre faz parte da municipalização do Sistema de Proteção e Defesa do Consumidor. É um órgão vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, que tem como finalidade promover a defesa do consumidor no âmbito municipal.

O órgão está à disposição dos consumidores para receber reclamações e denúncias de abusos praticados por fornecedores de produtos e serviços, bem como a apuração destes atos nas esferas administrativa e judicial. O Procon Porto Alegre completou 11 anos de criação no dia 30 de janeiro de 2018, obtendo índice de mais de 80% de resolução de reclamações.