Lotes das vacinas de Oxford e da Coronavac chegam ao Rio Grande do Sul

Lotes das vacinas de Oxford e da Coronavac já estão no Rio Grande do Sul. São 169.400 doses dos dois imunizantes, que vão ser utilizadas para a imunização de profissionais da saúde que atuam na linha de frente no combate a Covid-19 no estado.

Um lote com vacinas produzidas pela Universidade de Oxford e pelo Laboratório Astrazeneca, que tem parceria com a Fundação Oswaldo Cruz, desembarcou no domingo no Aeroporto Internacional Salgado Filho. O carregamento de 116 mil doses foi importado da Índia. Na segunda-feira (25), as doses foram distribuídas às Coordenadorias Regionais de Saúde por avião e por terra. As Regionais vão dividir entre os municípios, que já podem iniciar a vacinação.

“A orientação que nós aqui do estado tomamos é que a vacina de Oxford, da Astrazeneca, seja distribuída na integralidade sem reserva para a segunda dose, porque esta vacina tem um intervalo de três meses. Então é possível aplicar esta dose e esperar uma nova distribuição para fechar o esquema vacinal”, explicou a Secretária de Saúde do Rio Grande do Sul, Arita Bergmann.

Além do imunizante, também chegou ao Rio Grande do Sul, na manhã desta última segunda-feira (25), um novo lote com 53,4 mil doses da vacina Coronavac. A Secretária Estadual de Saúde ainda não informou quando começará a distribuição. Assim como na primeira remessa da vacina, apenas metade das doses será aplicada.

“A vacina do Butantan que é a Coronavac tem um intervalo menor que é de 28 dias. Então nós vamos agora, nos próximos dias, distribuir os outros 170 mil. E a vacina que chegou hoje da Coronavac, 53.400 também será repartida, a primeira e segunda dose”, destacou Arita.

Os trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente no combate ao coronavírus tem a prioridade de vacinação nessa nova remessa. Por isso, é possível que nem todos os 497 municípios do estado recebam doses, que serão direcionadas de acordo com número estimado de profissionais de cada localidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *