Momento Agro: colheita do trigo deve ter crescimento de 20% em Cruz Alta

O Jornal da Pampa começou a exibir no início dessa semana, na segunda-feira (26) o quadro ‘Momento Agro’, no qual traz as principais informações deste setor que é importante responsável pela geração de emprego e renda no Brasil. Começamos com uma boa notícia: a safra nacional de grãos deste ano registra crescimento histórico. São 11 milhões de toneladas a mais do que a do ano passado. No Rio Grande do Sul, a cidade de Cruz Alta, conhecida como a capital nacional do trigo, projeta um crescimento de cerca de 20% na área cultivada.

O crescimento registrado nas lavouras gaúchas é maior do que o verificado no restante do país. A expectativa é colher mais de dois milhões de toneladas de trigo no Rio Grande do Sul. A abertura oficial da colheita, realizada na cidade de Cruz Alta, foi prestigiada pelas principais lideranças do agro. Para os especialistas, a cultura do trigo contribui na manutenção e melhoria da fertilidade do solo, no controle de pragas e no aumento da eficiência de uso de maquinário, mão de obra e insumos na propriedade rural. O secretário de agricultura, Covatti Filho, ressalta a importância do agro para a economia gaúcha.

“Hoje nós representamos 40% do PIB, então quando a gente vê eventos como esse, com uma expectativa de uma lavoura muito interessante de trigo, um acréscimo comparado ao ano passado de 20%, mais de mil hectares plantados de trigo. Todo o agro gaúcho cada vez mais vai criar o seu fortalecimento, hoje a gente já é destaque em todo o Brasil por várias culturas, estamos superando a marca de seis milhões de hectares plantados de soja e cultura de milho”, destacou Covatti Filho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *