Mostra de Teatro, Pesquisa e Extensão da UFRGS se adapta ao meio virtual

Mais um setor da área cultural precisou se adaptar neste período de pandemia. Dessa vez, foi a tradicional Mostra de Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Sul que aderiu ao meio virtual.

A ”Mostra Anual Universitária de Teatro do Projeto Teatro, Pesquisa e Extensão”, que contempla espetáculos produzidos pelos alunos de teatro da UFRGS, estava prevista para iniciar em abril. Além de ter sido adiada, o formato também precisou ser adaptado para o sistema online.

“Normalmente, a mostra ela apresenta para o público em geral espetáculos que foram criados dentro do Departamento de Artes Dramáticas que daí pode ser estágio e espetáculos feitos em cadeiras que é o nosso caso, mas são todos alunos da UFRGS que estão fazendo. A gente bota muito a gente em cena, então começamos a pensar como a gente iria trazer essa unidade que a gente mostrou em cena para o virtual e cada um estando em um canto, gravando separado. A gente adaptou só quatro momentos da peça, que estão sendo mostradas agora no mês de outubro”, comentou a atriz Eduarda Ferla Rhoden.

Apesar das mudanças, a mostra busca manter o papel de apresentar a sociedade o trabalho feito pela universidade. Para os alunos, é fundamental que as peças sejam expostas com as devidas adaptações.

“Esse teatro virtual que está surgindo ele tem uma outra proposta que conversa um pouco com audiovisual, mas não chega a ser cinema, é um meio termo entre os dois. São propostas totalmente diferentes, no teatro tem muito do ator de olho no olho com o público. Como é importante o teatro estar se reinventando. A gente está aí querendo entreter todo mundo, que as pessoas gostem e vejam mesmo que só por uma telinha”, destacou Eduarda.

As apresentações são postadas todas às quartas-feiras ao 12h30 e às 19h30 e podem ser conferidas pelo Instagram, YouTube e Facebook do TPE UFRGS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *