Número de internados com Covid-19 dobrou em um mês

O número de pacientes internados nas UTIs Covid continua aumentando no Rio Grande do Sul. Dados divulgados pelo governo do estado nessa última terça-feira (23) indicam lotação de 86,9% dos leitos de UTI adulto, a maior desde o início da pandemia. Há 1.188 pacientes confirmados com Covid-19 no setor e outros 201 com a suspeita ou outro agravo respiratório.

A situação é realmente muito grave aqui no estado. Vários recordes preocupantes foram batidos nas últimas horas. Pela primeira vez, mais da metade de todos os pacientes internados em UTIs no Rio Grande do Sul, cerca de 50,7%, são pacientes confirmados com coronavírus. Além disso, a curva de crescimento de internações desta semana é inédita, o número de internados quase dobrou em um mês, passando de 2.383 casos em 24 de janeiro para 4.325 no dia 23 de fevereiro.

Esse agravamento da crise sanitária está sendo sentido nos hospitais, que já dão sinais de esgotamento. O governo do estado anunciou que leitos de UTI estão sendo abertos ou reabertos para dar conta da alta demanda, 65 leitos devem entrar em operação: 20 no Hospital Nossa Senhora das Graças, em Canoas; 10 no Hospital Municipal Getúlio Vargas, em Sapucaia do Sul; 5 no Hospital de Tramandaí; 10 no Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo; 10 no Hospital São Francisco de Assis, em Parobé; e 10 no Hospital Berço Farroupilha, em Guaíba. Na próxima semana, mais 62 leitos devem ser abertos, totalizando, em duas semanas, 127 unidades a mais.

E esse quadro, ao que tudo indica, só deve piorar nos próximos dias. Por isso, é importante a gente continuar lembrando às pessoas que nos assistem, que respeitem todos os protocolos de segurança sanitária e principalmente, se for possível, fiquem em casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *