O Detran apresentou as atividades para a Operação Verão para Todos no Rio Grande do Sul

Ações de educação para o trânsito e fiscalização são os eixos de atuação do Detran-RS (Departamento Estadual do Trânsito do Rio Grande do Sul) na Operação Verão para Todos RS 2019, que começa neste sábado (15) e vai até março, reunindo órgãos e entidades da administração estadual. A finalidade é a prestação de serviços públicos sazonais aos turistas e veranistas que se deslocam para as principais localidades turísticas do estado, bem como promover iniciativas de melhorias permanentes para a população residente. As informações são do Detran-RS

A Autarquia combina os seguintes projetos e campanhas para redobrar a segurança nas ruas e estradas nesse período de veraneio:

Balada Segura

Para coibir a combinação de álcool e direção e outros comportamentos de risco no trânsito, equipes de fiscalização do Detran-RS atuarão no Litoral Norte e também em Porto Alegre a partir de sexta-feira (14), véspera do lançamento oficial da Operação. Somente no verão passado, foram 64 blitze, 4.481 abordagens e 405 motoristas autuados por alcoolemia na operação.

Extranjeros

A campanha “Información para Extranjeros”, que entra em sua quarta edição, visa alertar motoristas da Argentina e do Uruguai para as normas de circulação no Brasil, orientando também sobre o pagamento de multas, obrigatório ao deixar o país. As ações Começam neste mês, incluindo a publicação de mensagens direcionadas no Facebook e Instagram, via filtragem demográfica, redirecionando esse público ao hotsite, além da entrega de folhetos nos postos fronteiriços administrados pela Polícia Federal em Uruguaiana, São Borja, Livramento, Chuí e Jaguarão. Desde 2016, mais de 6 milhões de estrangeiros foram impactados pela campanha.

Educação

O projeto Juntos pela paz no trânsito e na vida, que é uma parceria do Detran-RS com a Polícia Civil, ocorre de dezembro a fevereiro e leva ao Litoral atividades educativas para as diferentes faixas etárias, como: Escolinha de Trânsito, Caminhada da Melhor Idade, Vôlei na Praia, Rústica Infantil, Palestras (Papo de Responsa), Espaço Criança. A EPT do Detran-RS subsidiará os agentes da PC para o trabalho de oficina pedagógica de Educação para o Trânsito. Também serão repassados os cataventos das cadeirinhas para distribuição às crianças que participarem das atividades e o folder Checklist do Veículo para os adultos. Os materiais produzidos pela Polícia Civil que serão utilizados no desenvolvimento do projeto, como: camisetas, bonés, pulseirinhas de identificação e revistinha infantil, terão o logo do Detran-RS e a frase: “Juntos Pela Paz no Trânsito e na Vida”.

Viagem Segura

A Operação Viagem Segura terá quatro edições na temporada: Natal, Ano Novo, Navegantes e Carnaval, sendo esta última a de número 100. A iniciativa reúne órgãos de fiscalização e instituições parceiras para prevenir acidentes nos feriados e principais datas comemorativas. Polícia Rodoviária Federal (PRF), Brigada Militar (BM), Comando Rodoviário da BM (CRBM), Detran-RS e Polícia Civil reforçam a fiscalização e promovem ações de conscientização com o apoio da ANTT, DNIT, Cetra-RS, DAER, EGR, Metroplan e Famurs, além de representantes da sociedade civil organizada, como o Lions Club.

Campanha

Prevista para ir ao ar no final de dezembro e durar até o carnaval, a campanha de verão do Detran-RS, em parceria com a EGR, o CRBM e o Daer, tem como tema Muitas vidas estão em suas mãos. Com viés educativo, a ação será veiculada na TV, com vídeo de apelo emotivo em versões de 30 segundos e um minuto; na internet, pelo YouTube, Facebook e Instagram, este último com conteúdos interativos no stories; rádio, mídia externa, mídia alternativa (como displays em mesas de bares e restaurantes no Litoral Norte e em Porto Alegre) e panfletos com checklist, elaborados pela Divisão de Educação da Autarquia.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *