Sexta-feira, 29 de março de 2024

O governador gaúcho retomou a série de encontros com os deputados eleitos para a Assembleia Legislativa

O governador Eduardo Leite, ao lado do chefe da Casa Civil, Otomar Vivian, retomou, na tarde desta terça-feira (15), a série de encontros com deputados eleitos para a Assembleia Legislativa. As reuniões tiveram início na semana passada e foram retomadas após viagem do governador para a Fronteira Oeste, atingida por temporais, e para São Paulo, onde participou da abertura da Couromoda (Feira Internacional de Calçados, Artigos Esportivos e Artefatos).

Ao se reunir individualmente com cada um em seu gabinete no Palácio Piratini, Leite busca, além de alinhar projetos importantes para a retomada do desenvolvimento do Estado, ouvir as demandas das regiões representadas pelos novos parlamentares. “A agenda dos deputados, assim como a do meu governo, foi validada pelos gaúchos. Dessa forma, é legítimo que a gente traga para o debate”, destacou.

O primeiro encontro desta terça foi com o deputado estadual Mateus Wesp, que defende bandeiras ligadas ao ensino escolar, à cultura e à saúde. Provocado pelo governador, o parlamentar pontuou algumas das principais demandas da região do Planalto Médio, que reúne 155 municípios: em Passo Fundo, reforma do aeroporto Lauro Kurtz e construção de um presídio feminino, além da duplicação da ERS-324 e pavimentação de acessos asfálticos na região.

“Acho muito importante abrirmos esse canal de diálogo para alinhar ideias comuns, como a questão das concessões e privatizações, e também podermos discutir eventuais divergências. Assim poderemos fazer avançar o Estado”, afirmou Wesp.

O segundo deputado a ser recebido pelo governador nesta tarde foi Carlos Búrigo. Com trajetória política marcada pela atuação no Executivo, destacou entre as bandeiras a “redução do tamanho do Estado”. Entre outros postos, Búrigo foi prefeito de São José dos Ausentes, secretário da Fazenda de Caxias do Sul e comandou a Secretaria-Geral de Governo e a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão do Estado do RS.

O deputado Juliano Franczak, o Gaúcho da Geral (PSD), ressaltou, ao dialogar com o governador, que, apesar da associação do seu nome à torcida do Grêmio, a atuação não ficará restrita ao esporte. O parlamentar pretende dar atenção especial à agricultura familiar e às tradições gaúchas ao longo do mandato.

Dando sequência às reuniões, Leite recebeu Aparecido Macedo, conhecido como Capitão Macedo. Natural do Paraná, o militar se radicou em Santo Ângelo, na região das Missões. A principal pauta do parlamentar diz respeito à saúde, uma vez que Santo Ângelo concentra as demandas da região. A militarização do ensino, por meio da ampliação de escolas militares, também é defendida por ele, bem como o reforço da escolarização no que tange ao nível técnico.

Em seguida, foi a vez de Vilmar Lourenço. Para ele, o ensino é a questão é chave para sair da crise. Outro tema fortemente apoiado pelo morador de Sapucaia do Sul é a geração de empregos e a valorização da agricultura, um dos pilares econômicos do Estado. Em consonância com o discurso de Leite, Lourenço defende que todas as estatais que dão prejuízo ao Executivo sejam privatizadas.

Chegando ao final da tarde, o governador recebeu Franciane Bayer, também eleita para o primeiro mandato. Franciane disse que trabalhará com o lema “fé, família e vida” e defenderá bandeiras como trânsito seguro, saúde, empreendedorismo e meio ambiente. Formada em Direito, contou ao governador que pretende dar continuidade ao trabalho da irmã, Liziane Bayer, eleita deputada federal, na Assembleia Legislativa.

O penúltimo a ser recebido, por volta das 19h, foi o cantor nativista Luiz Marenco. Com quase 30 anos de carreira artística, discografia de 25 obras, 23 CDs e 2 DVDs, o músico apoiará a cultura e a educação. Alavancar a cultura como fonte de geração de renda estão entre os objetivos do parlamentar.

Fechando a agenda desta terça, o governador recebeu Sebastião Melo, ex-vice-prefeito de Porto Alegre. O deputado defende a melhora dos serviços prestados pelo poder público, como o transporte coletivo, e também citou a necessidade de integração entre os municípios sob coordenação do Estado. Melo também apoia a iniciativa empreendedora e a inovação do sistema público.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Atualidades Pampa

Laudo toxicológico já foi entregue por 5.668 taxistas de Porto Alegre
Uma fragata do Uruguai abriu fogo contra um navio pesqueiro do Rio Grande do Sul
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play