Pampa Debates: cardiologistas opinam sobre pandemia da covid-19

No programa de hoje a bancada do Pampa Debates foi composta inteiramente por cardiologistas. Os médicos Valter Lima, Carlos Kalil, Eraldo Lúcio e Paulo Leães acompanharam o médico Fernando Lucchese, Diretor da equipe e também Diretor Geral do Hospital São Francisco de Cardiologia de Porto Alegre. Com a mesa repleta de profissionais da área da saúde, o debate, comandado por Paulo Sérgio Pinto, girou em torno da pandemia e das complicações causadas pela Covid-19.

Concordando com Paulo Sérgio, Dr. Lucchese criticou os inúmeros boatos a respeito do novo coronavírus que circulam entre a população. Ainda segundo ele, políticas e ideologias estão prejudicando o combate à pandemia. Já o Dr. Valter Lima mencionou a ineficiência das diferentes ações adotadas para combater o vírus. Citando como exemplo a Suécia e o Brasil, que adotaram medidas diferentes e, da mesma forma, vêm sofrendo com os altos índices de mortes e contaminações, ele afirmou a superioridade do vírus, que ainda não foi combatido. Seguindo a mesma linha de pensamento, Dr. Eraldo Lúcio afirmou que houveram erros e acertos em diferentes regiões do país nas quais, muitas vezes, foram adotadas medidas extremas com o pensamento de que “é melhor pecar por excesso”.

O consenso do debate foi colocado pelos médicos Carlos Kalil e Paulo Leães, que defenderam a ciência e comentaram a importância dos avanços sofridos pela medicina. Kalil também afirmou que somente o tempo trará as respostas e os conhecimentos necessários para combater o novo coronavírus.

Assista na íntegra ao Pampa Debates desta quarta-feira (26/08):

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *