Pampa Debates: convidados comentam sobre novo medicamento contra à covid-19

O programa Pampa Debates desta segunda-feira (06) recebeu o médico Ivan Pacheco, o vice-presidente do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul Alexandre Postal e os deputados Estaduais Tiago Simon e Tenente-Coronel Zucco. O debate girou em torno do novo possível medicamento contra a covid-19. Trata-se da ivermectina que tem origem num estudo divulgado pela Universidade de Mash, na Austrália. Pesquisadores identificaram que o medicamento reduziu a replicação do vírus Sars-Cov-2 em células in-vitro.

O estudo ainda não foi concluído e não se sabe realmente sua eficácia, porém correntes via redes sociais têm defendido o uso. Segundo Ivan Pacheco, a ivermectina é um vermífugo, inclusive usado em cachorros. “Estudos mostram que ele não deixa o vírus entrar no núcleo da células, onde o coronavírus se duplica”, explica. Ou seja, o paciente pode ter a doença, mas não de forma tão grave.

O médico também relembrou que todos medicamentos tem efeitos colaterais, mas são mínimos, mesmo assim deve se ter cuidados. “A medicina não tem muitas verdades. Usamos algumas instâncias que não sabemos se vai funcionar em todos, mas usamos”, relatou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *