Pampa Debates: convidados debatem a saúde atual

O programa Pampa Debates desta quinta-feira (16) recebeu o advogado, Claudio Lamachia, a gerente regional da TAP, Maria João Raupp, o médico Paulo Roberto Ott Fontes e o produtor rural, José Paulo Cairoli. Os debatedores trouxeram à mesa questões de saúde, afinal. para eles, saúde e economia devem andar juntas.

Para Paulo Roberto Ott, o conceito de saúde vai além da própria saúde, significa ser mental, física e social também. “O conceito junta todas as áreas. Não se tratou a saúde Se tratou de isolar as pessoas, talvez precocemente”, refletiu. O equilíbrio da saúde e economia foi o que Claudio Lamachia comentou. “Temos que equilibrar isso… deve ter isolamento social de quem necessita. Estou muito preocupado com o efeito desse processo lá na frente”, disse.

Pela primeira vez a bancada recebeu um paciente recuperado do coronavírus, trata-se do produtor rural, José Paulo Cairoli. Conforme seu relato a doença “foi fraca”, ele apenas se sentiu muito cansado e não teve febre nem falta de ar. “Inicie a cloroquina durante 10 dias”, comentou. Ele também elogiou o ex-Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. “Ministro Mandetta foi muito bem, mas os holofotes atrapalharam ele, tinha que pensar na economia também.”

O pico da doença ainda não chegou ao Rio Grande do Sul e, segundo Paulo Roberto Ott Fontes, ele deve chegar daqui 15 dias. Além de preservar vidas agora, é preciso pensar no futuro. “Vamos ter que cuidar das vidas lá na frente”, finalizou Lamachia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *