Pampa Debates: convidados debatem casos de racismo no futebol

No Pampa Debates desta quinta-feira (10), o apresentador Paulo Sérgio Pinto recebeu o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais Marcelo Dornelles, o procurador de Justiça Eduardo De Lima Veiga e o deputado Estadual Edson Brum. O assunto girou em torno da questão do racismo após, nesta semana, jogadores de PSG e Istanbul Basaksehir deixarem o gramado por conta de uma fala racista do quarto árbitro. A atitude foi notícia em todo o mundo.

O quarto árbitro teria se referido a um jogador utilizando a palavra “preto”. Marcelo Dornelles relembrou outros episódios de racismo, incluindo a do Carrefour, quando um homem negro foi espancado e morto por guardas do supermercado. “Já tivemos episódios aqui em Porto Alegre e essas reações são positivas. Acredito que seja correto e justa. Foi muito importante esta ação”, comentou. Já Edson Brum disse que casos assim tem acontecido muito no futebol, sendo este um setor em que o público está sempre engajado. “Para mim é o setor que mais dá visibilidade para as pessoas melhorarem e se conscientizarem.”

Eduardo De Lima Veiga trouxe outra reflexão ao assunto, comentando sobre livros que leu sobre intolerância. “Hoje em dia temos vários tipos de intolerância, mas ela começou com a religiosa. Porém hoje, está tentando se fazer uma anuncia ao respeito, que aquela pessoa deve ser respeitada”, opinou.

ASSISTA AO PROGRAMA NA ÍNTEGRA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *