Pampa Debates: convidados debatem como está o tratamento de outras doenças em hospitais

O Pampa Debates desta segunda-feira (19), recebeu o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Ernani Polo, o médico Carlos Schwartsmann, o provedor da Santa Casa de Misericórdia, Alfredo Englert, e os deputados estaduais Gabriel Souza e Luís Augusto Lara. O debate girou em torno do tratamento de outras doenças além da covid-19 em hospitais durante a pandemia.

Souza comentou que está preocupado com a questão de tratamentos oncológicos. “Alguns hospitais não estão conseguindo atender por conta da covid-19”, disse. Ernani Polo, por sua vez, trouxe dados do Instituto do Câncer Infantil. “82% de crianças deixaram de ser tratadas. São vidas que estão sendo comprometidas”, comentou.

O deputado Lara trouxe para a bancada uma reflexão importante: continuar seguindo os protocolos. “Mas sabemos que as pessoas já estão cansadas.” Além disso, ele também falou sobre hospitais. “Alguns fecharam para outros atendimentos, mas alguns pacientes também não estão buscando atendimetno por medo.”

O médico Carlos Schwartsmann, ao ser parabenizado pelo Dia do Médico, ocorrido nesse domingo (18), também fez questão de falar sobre o assunto. “Eu não estou na linha de frente contra a covid-19, mas sei de colegas que estão em esforço gigantesco. Fica meu parabéns.” Schwartsmann comentou, porém, que ninguém aprendeu, ainda, a lidar com a doença.

O provedor da Santa Casa de Misericórdia, Alfredo Englert, falou sobre a situação do Complexo. Ele afirma que o hospital também teve um aumento de UTIs. “Foram 90 em Porto Alegre e mais 10 em Gravataí, que também administramos. Nosso hospital está mais estruturado”, disse. Ao falar sobre os outros tratamentos durante a pandemia, ele revelou que o hospital não atendeu apenas pacientes com covid-19. “Foram 32 mil procedimentos em outras doenças nesse período.”

ASSISTA AO PROGRAMA NA ÍNTEGRA

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *