Pampa Debates: convidados debatem situação dos hospitais

O programa Pampa Debates desta quarta-feira (20) recebeu a deputada Estadual Any Ortiz, o presidente do Simers Marcelo Matias, o médico Fernando Lucchese e o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do RS Pedro Alfonsin. Os debatedores levaram à mesa a situação atual dos hospitais com a pandemia.

Conforme Marcelo Matias o mundo está voltado para a saúde e isso ocasiona uma crise financeira. “Muitos pacientes que hoje tem conveniência vão para a fila do SUS. Isso vai acabar quebrando o SUS que já não está fortalecido”, comentou. Ainda segundo ele, além das demissões há atrasos salariais.

Para Any Ortiz, desde o começo, separou-se a economia da saúde e elas devem andar juntas. “O vírus tem torcida e tem um líder”, que garantiu ser o ex-presidente Lula. “No governo do PT foi o momento que mais se fechou leitos no SUS”, disse. Já o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do RS ressaltou que o momento pede um líder. “Nosso governador e prefeito eles estão tendo uma postura de líder. Não posso dizer que não tem.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *