Pampa Debates: convidados discutem reformas tributárias no Brasil

No programa Pampa Debates desta terça-feira (18), o apresentador Paulo Sérgio Pinto recebeu o empresário Dirceu Neto, o médico Luiz Pereira Lima e os advogados Nestor Hein e Marcelo Della Giustina. Durante o programa, os convidados debateram os novos projetos do governo estadual e federal: a proposta de reforma tributária.

Hein se colocou contra já que, para o advogado, o projeto tende a mudar o estilo de vida do cidadão. “Estamos empenhados na luta contra isso. Se aprovada, vai aumentar o custo de vida do cidadão comum, principalmente os produtos que ele compra.” Já Dirceu Neto comentou que até mesmo a água ficará mais cara. “Ela era considerada como bebida e em 2015, tornou-se um alimento”, disse. O Sindicato Nacional da Indústria de Águas Minerais (Sindinam) estima que a carga tributária efetiva sobre o setor (o saldo entre débitos e créditos) chegará a 50%, atualmente é 32,5%.

Marcelo Della Giustina estimou também que a nova tributação afetará muito as empresas. “Estamos preocupados, pode acabar o recurso e o governador ou prefeito não vão mais ter.” Um telespectador concordou com os debatedores durante o programa: “A reforma tributária nunca será para beneficiar o consumidor e sim para aumentar a receita governamental”, comentou.

Pereira Lima trouxe também o assunto sobre a volta às aulas. Segundo o médico, o tempo perdido não vai ser recuperado. “Perdemos a educação no país. Professores de escola pública não querem retornar e a maioria das mães também não.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *