Passagens de ônibus mais caras na Região Metropolitana a partir desta véspera de Natal

As tarifas dos ônibus intermunicipais ficarão 4,76% mais caras a partir desta segunda-feira (24), véspera de Natal. Segundo a Metroplan (Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional), o aumento atende a estudos e cálculos apresentados pelas empresas. A nova tarifa também passou pela aprovação do Conselho Superior da Agergs (Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados).

O reajuste irá afetar 380 mil passageiros, em 34 cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre. No total, 800 linhas terão tarifas reajustadas.

Rio Grande e São José do Norte

O Conselho Superior da Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul aprovou, de maneira unânime, o reajuste de 77,13% nas tarifas da Travessia de Passageiros entre Rio Grande e São José do Norte. O valor não era reajustado há cerca de 10 anos. O índice foi baseado na variação do IPCA/IBGE – Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, no período de julho de 2009 a outubro de 2019.

Foram analisadas duas fases: a variação do IPCA no intervalo de julho de 2009 a agosto de 2018, que corresponde às perdas inflacionárias ocorridas no período em análise, e a projeção inflacionária de setembro de 2018 a setembro de 2019, indicando efetivamente a atualização dos preços na prestação dos serviços. A aplicação será de 77,13% sobre as tarifas vigentes em 2009, o que resulta na tarifa de R$ 3,4851, que por critério de arredondamento seria de R$ 3,50. O passe escolar será de 50% do valor da tarifa de proposta, resultando em R$ 1,75.

Tabela de verão em Porto Alegre

A partir desta segunda-feira (24) até 6 de março, entra em funcionamento a Tabela de Verão no sistema de ônibus de Porto Alegre. A redução de viagens nesta época de férias será de 7%.

Não haverá redução de horários em algumas linhas mais carregadas. Os primeiros e últimos horários de todas as linhas de ônibus não sofrerão qualquer tipo de alteração.

A EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) irá monitorar o atendimento de todas as linhas para a realização de ajustes, se necessários. Dúvidas, informações ou reclamações podem ser encaminhadas pelo fone 156 (118) ou no site da EPTC.

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