Porto Alegre confirma transmissão comunitária da variante delta

A nova variante da Covid-19, conhecida como delta, já tem transmissão comunitária confirmada em Porto Alegre. A cepa já circula entre a população, sem ser possível identificar a origem do contágio. A informação foi dada pela Secretaria Municipal de Saúde.

A constatação surgiu após não ser possível identificar a origem da transmissão em um paciente que estava internado no Hospital Conceição, onde houve surto da doença. O teste dele deu positivo para Covid-19 e a análise registrou que se tratava da variante delta.

“Ele já teve alta, já está bem. Ele evoluiu bem, teve melhora, mas pelo histórico contexto dele de não ter viajado e pelo surto que ocorreu no hospital, ele está relacionado a esse surto nosocomial mesmo”, explicou a diretora adjunta da Vigilância em Saúde de Porto Alegre, Fernanda Fernandes.

Além dele, outros quatro pacientes já tiveram a testagem positiva para a variante: todos tem histórico de viagem. Outras 27 amostras já tiveram uma análise parcial e aguardam a confirmação. A Vigilância em Saúde da capital já esperava a confirmação da transmissão comunitária.

“Primeiro porque o estado já tinha decretado transmissão comunitária no território. Porto Alegre recebe muitos pacientes de outros municípios e nós já tínhamos análises parciais, indicando a variante delta em alguns pacientes, então era só uma questão mesmo de ter o laudo confirmatório”, destacou Fernanda.

Para que a situação se mantenha estabilizada na capital, a prefeitura apela para vacinação, está é a medida mais urgente, segundo a Vigilância em Saúde, lembrando que a utilização da máscara e o distanciamento seguem sendo essenciais.

“Alguns estudos preliminares estão indicando que a vacinação pode diminuir a mutação dos vírus, então prevenir o surgimento de novas variantes, por isso, é tão importante que a gente vacine o máximo de pessoas possíveis”, afirmou a diretora adjunta da Vigilância em Saúde de Porto Alegre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *