Porto Alegre passa a contar com 107 novos horários de ônibus

Nessa segunda-feira (16), todos os seis eixos de transporte público, em Porto Alegre, começaram a contar com novos horários. Com início ontem (16), o transporte público passou a atender passageiros até meia-noite ou 1h, dependendo da demanda de cada local.

No total, 29 linhas passam a contar com 107 novos horários que vão das 20h até 1h. O serviço já foi oferecido na capital, mas com diminuição de passageiros, principalmente na pandemia, a prefeitura retirou as opções da madrugada.

“Não comporta no sistema tu colocar uma linha na madrugada para transportar três pessoas, a gente tem que entender também, porque isso faz com que operação absolutamente deficitária aumente o componente da tarifa. Assim, vai criar uma despesa maior, e isso vai gerar lá na próxima definição da tarifa um aumento, então a gente tem que ter o equilíbrio. Vai haver essas linhas, desde que tenha uma demanda que sustente o sistema”, explicou o secretário de Mobilidade Urbana de Porto Alegre, Luiz Fernando Záchia.

A ampliação acontece devido ao avanço da vacinação e a abertura gradual dos serviços. A Secretaria de Mobilidade Urbana já está realizando reuniões junto a EPTC para que algumas linhas tenham horários ainda mais ampliados, indo até as 4h.

“Já estamos desenvolvendo e, a ideia é que nós possamos quantificar com muita exatidão. Na medida que isso também faça com que cresça, que retorne essas atividades ao longo da normalidade. Ainda essas atividades que são eventos como casas noturnas, que ainda não estão totalmente liberadas, não há a necessidade da demanda nesse momento”, destacou Záchia.

Todos os novos horários já estão disponíveis no site da prefeitura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *