Porto Alegre recebe a Copa da Juventude a partir desta quinta-feira

As principais promessas da vela brasileira estarão esta semana em Porto Alegre, para a disputa da XXVI Copa da Juventude 2019. O mais importante campeonato de Vela Jovem do País tiveram as primeiras medições de barcos marcadas para a terça-feira (5), no Veleiros do Sul, com as primeiras regatas previstas para a quinta-feir (7), às 13h.

A competição será o principal evento classificatório para definir a equipe brasileira que disputará o Mundial da Juventude 2019, de 13 a 20 de julho, na cidade de Gdynia, na Polônia.

Com cerca de 70 embarcações na água, a Copa da Juventude terá disputa nas seguintes classes: RS:X (Masc. e Fem.), Laser Radial (Masc. e Fem.), 420 (Masc. e Fem.) e 29er (Masc. e Fem.).

“É o principal evento de Vela Jovem do ano, em que conseguimos ver os atletas sub-20 todos reunidos num só campeonato. É muito importante para que a gente tenha o conhecimento cada vez maior da rede de velejadores do Brasil e fazer a detecção de novos talentos”, explica Juan Ignácio Sienra, coordenador técnico da Vela Jovem.

A Copa da Juventude faz parte do projeto de desenvolvimento da modalidade idealizado pela CBVela com o objetivo de oferecer oportunidade para novos velejadores nas classes de formação para os barcos olímpicos. A competição é organizada pela CBVela, em parceria com o Veleiros do Sul, com patrocínio máster do Bradesco e o patrocínio da Energisa para a Vela Jovem.

Para Ricardo Botelho, presidente do Grupo Energisa, patrocinador da Vela Jovem, o esporte é fundamental para a formação dos jovens e participar do desenvolvimento da nova geração de velejadores brasileiros é uma honra para a empresa.

“É muito importante acompanhar mais um campeonato e fazer parte da história desse esporte, que é cheia de tradição e já proporcionou momentos marcantes para o País. Apostamos no desenvolvimento destes atletas e acreditamos que veremos essa geração brilhando cada vez mais”, afirma Botelho.

Mais informações sobre a Copa da Juventude no site http://copadajuventude.cbvela.org.br.

Sobre a Copa da Juventude

A Copa da Juventude foi idealizada por Fritz Scheidt, que havia participado do Mundial da Juventude com seu filho Robert Scheidt e gostado muito do Campeonato Mundial da Juventude.

Assim, a Copa da Juventude foi criada em 1994, tendo como sede o Iate Clube do Rio de Janeiro.

Somente a partir da segunda edição, realizada em 1995, é que a Copa da Juventude passou a ser utilizada como a Seletiva Nacional de Vela Jovem para constituir a equipe brasileira que representou o País no Campeonato Mundial da Juventude – Bahamas. Desde então o evento tem crescido exponencialmente e atendido cada vez mais atletas, clubes e federações estaduais.

Na Copa da Juventude há a disputa de Melhor Clube de Vela Jovem, onde os atletas competem não somente de forma individual ou em duplas, mas também para somar pontos para o seu clube.

A gerência técnica da Confederação Brasileira de Vela utiliza este evento para avaliar os atletas e convocar a Equipe Brasileira de Vela que representa o País no Campeonato Mundial da Juventude, organizado anualmente pela Federação Internacional de Vela.

Saiba mais sobre a CBVELA

A CBVela é a representante oficial da vela esportiva do País nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao COB (Comitê Olímpico do Brasil). Tem o Bradesco como patrocinador oficial e o Grupo Energisa como parceiro oficial e patrocinador oficial da Vela Jovem. A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: sete. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 18 medalhas em Jogos Olímpicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *