Porto Alegre registra sobra de vacinas da Covid-19 e orientação é não desperdiçar

A vacinação contra a Covid-19 encerra todo dia às 17h em Porto Alegre. Ao final do turno podem sobrar doses e a recomendação dos órgão de saúde é não desperdiçar o imunizante. A Vigilância em Saúde de Porto Alegre confirma que algumas doses da vacina contra a Covid-19 estão sendo aplicadas em pessoas que não fazem parte do plano de vacinação diário. O motivo é a sobra dos imunizantes já que, ao ser aberto, o produto tem duração de até oito horas, podendo perder a eficácia após esse período.

“Cada frasco contém 10 doses, e a gente vai abrindo os frascos na medida que vai utilizando. As equipes elas se organizam para que não tenham sobras significativas, por exemplo, tu não vai abrir no final do dia o frasco com 10 doses para sobrar 9 ou 8”, explica o diretor de Vigilância em Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter.

A vigilância elaborou uma instrução normativa que regra a necessidade de não desperdiçar as doses. A orientação é dar prioridade para as pessoas mais velhas. “As pessoas são escolhidas conforme o grupo prioritário, se tem cinco pessoas e três doses, as pessoas mais velhas tem prioridade. Nós seguimos sempre a ordem da vacinação proposto tanto pelo Plano Nacional da Vacinação quanto do Plano Municipal. O pessoal já até me relatou que fez blitz no trânsito próximo aos locais de trabalho das unidades de saúde ou das farmácias, pegando as pessoas, perguntando a faixa etária e oferecendo a vacina”, contou Ritter.

Ao ser questionado sobre possíveis benefícios para pessoas que não estão entre os grupos prioritários, o diretor não negou eventuais acontecimentos. “A gente não tem nenhum conhecimento sobre isso, provavelmente deve ter acontecido, mas foram casos isolados. A gente tem trabalhado na educação permanente dos profissionais, nas orientações no nosso grupo de imunização, pois sempre é de respeitar isso”, disse o diretor de Vigilância em Saúde de Porto Alegre.

Independente da forma como aconteceu a imunização, quem recebeu a primeira dose tem direto a segunda, esperando o intervalo determinado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *