Prefeitura monta programação especial para o mês da Consciência Negra

Estamos na semana da Consciência Negra. O dia 20 de novembro é dedicado a essa causa. E Porto Alegre está com uma programação especial já há alguns dias. Diversas atrações culturais voltadas para a cultura negra marcam presença na agenda do evento.

No dia 20 de novembro é comemorado o dia da Consciência Negra no Brasil. A data foi escolhida em homenagem à morte de Zumbi dos Palmares, considerado herói nacional e ícone da resistência negra à escravidão. Mas ao longo de todo o mês de novembro a cultura do povo negro é celebrada, e foi pensando nisso que a prefeitura de Porto Alegre montou uma programação especial.

“Ela é um balanço sobre um questionamento de como a cultura e a arte podem ser uma ferramenta de combate, e ser uma possibilidade de uma sociedade antirracista”, disse a coordenadora de música da SMC, Negra Jaque.

O evento ocorre de maneira mista, com algumas atrações on-line e outras de forma presencial, com somente alguns convidados e sempre seguindo os protocolos de segurança contra a covid-19. A programação vai até o dia 4 de dezembro, contando com atrações musicais, exposições e debates voltados para o tema da negritude.

“Esse mês é crucial para a nossa mobilização enquanto também pessoas negras, para o nosso fortalecimento e para mostrar que a gente está aí o ano todo, que não estamos aí só em novembro. Essas oportunidades precisam aparecer durante todo o ano. Muito emocionante quando tu consegue se conectar, estar com aqueles que são referências pra ti”, comentou a atriz e cantora, Glau Barros.

A programação completa do evento pode ser encontrada no site da prefeitura de Porto Alegre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *