Primavera será pouco chuvosa e com temperaturas normais para o período

Nesta terça-feira (22), por volta das 10h e 30min, começou a estação mais colorida do ano, a primavera. Mas e como será que fica o clima para os próximos meses? A primavera é uma estação costumeiramente chuvosa, mas pode sofrer diversas alterações devido a padrões climáticos que afetam o tempo e temperaturas usuais para o período.

Neste ano, a influência do fenômeno La Niña, que resfria o Oceano Pacífico pode afetar diretamente o volume de chuvas no Rio Grande do Sul. “Com o oceano mais frio, a condição das chuvas é de uma diminuição aqui no estado. Claro que vamos ter chuvas nesses próximos meses, mas a tendência daqui para frente é uma diminuição nesse volume de chuva e principalmente vai ser uma irregularidade maior no padrão de chuvas”, explicou a meteorologista Cátia Valente.

O estado enfrenta um período de seca desde novembro do ano passado. A parte norte conseguiu recuperar esse déficit hídrico com as chuvas recentes. Mas o sul do estado, parte do oeste e, principalmente, a região da campanha, não conseguiram voltar aos volumes hídricos normais com as chuvas que tiveram.

“Chuvas que podem ser mais espaçadas e abaixo da normalidade agora na primavera, significa que quando a gente chegar lá no verão, nós não vamos estar em uma situação confortável aqui no estado”, relatou a meteorologista.

Já as temperaturas não sofrem tanta influência do fenômeno climático La Niña. “O que vai se observar daqui para frente é uma grande amplitude entre o período da manhã, ou seja, a temperatura mínima e a temperatura máxima que é aquela que ocorre no período da tarde. Mas depois quando a gente for fazer aquela média de como foram as temperaturas, ela vai ficar em torno do seu padrão normal”, comentou Cátia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *