Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Recurso de Lula contra sentença no sítio de Atibaia chega ao TRF-4

Por Jornal O Sul

Na noite desta quarta-feira (15), o recurso contra a sentença que condenou o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva pela segunda vez na Lava-Jato foi distribuído no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre. O tribunal é a segunda instância da Justiça Federal de Curitiba, onde o ex-presidente foi condenado no dia 6 de fevereiro.

Réu por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, Lula recebeu pena de 12 anos e 11 meses no processo do sítio de Atibaia. A sentença foi assinada pela então juíza substituta da 13ª Vara Federal de Curitiba, Gabriela Hardt, antes de Luiz Antônio Bonat assumir a vaga de Sérgio Moro. A decisão em primeira instância precisa passar pelo julgamento do colegiado de desembargadores da 8ª Turma do TRF-4. Ainda não há previsão para esse julgamento.

A partir da chegada da sentença no TRF-4, o relator do caso no Tribunal, João Pedro Gebran Neto, deve abrir prazo para manifestações dos réus. Depois, é o Ministério Público Federal (MPF), autor da denúncia, quem se manifesta. Após a análise das provas, de ouvir os advogados e o MPF, o relator prepara o voto com as suas conclusões. O processo, então, vai para uma sessão de julgamento na 8ª Turma, formada por Gebran Neto e outros dois desembargadores.

A defesa de Lula nega as acusações. Após a condenação, destacou em nota que “uma vez mais a Justiça Federal de Curitiba atribuiu responsabilidade criminal ao ex-presidente tendo por base uma acusação que envolve um imóvel do qual ele não é o proprietário, um ‘caixa geral’ e outras narrativas acusatórias referenciadas apenas por delatores generosamente beneficiados”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Atualidades Pampa

Protestos contra bloqueio de verbas na educação tomam as ruas centrais de Porto Alegre
Polícia Civil prende líder de facção mais procurado do Rio Grande do Sul
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play