Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Reforma da Previdência será enviada ao Congresso na quarta-feira


Presidente Jair Bolsonaro poderá entregar o texto da Reforma da Previdência pessoalmente (Foto: Alan Santos/PR)

A proposta de emenda à Constituição (PEC) que reforma o regime de Previdência dos trabalhadores dos setores público e privado será enviada ao Congresso Nacional nesta quarta-feira (20), onde começará a tramitar na Câmara dos Deputados. O presidente Jair Bolsonaro inclusive poderá entregar o texto pessoalmente. Logo depois de assina-lo, Bolsonaro fará um pronunciamento, em que explicará a necessidade de mudar as regras de aposentadoria e de discutir a proposta no Congresso.

Na última quinta-feira (14), o secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, adiantou alguns detalhes do texto, definido em reunião entre o presidente Jair Bolsonaro e os ministros da Economia, Paulo Guedes, da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, e da Secretaria de Governo, Carlos Alberto dos Santos Cruz. Até agora o que foi revelado é a idade mínima de 65 anos para homens e 62 para mulheres, com um cronograma de transição de 12 anos para quem está próximo dessas idades. O acordo foi resultado de negociação entre a equipe econômica e o presidente Bolsonaro.

Alguns detalhes ainda não foram divulgados, como as propostas para aposentadorias especiais de professores, policiais, bombeiros, trabalhadores rurais e profissionais que trabalham em ambientes insalubres. Ainda serão informadas, também, as propostas para regras como o acúmulo de pensões e de aposentadorias e as possíveis mudanças nas renúncias fiscais para entidades filantrópicas.



Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Jornal da Pampa

Unidade da General Motors em Gravataí paralisa as atividades até março
13 presos fogem do Presídio de Erechim na madrugada de domingo
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play