Rio Grande do Sul se prepara para transportar vacinas ao interior do estado

Com o possível início da vacinação contra a Covid-19 no Rio Grande do Sul na próxima quarta-feira, dia 20 de janeiro, o Governo do Estado já se prepara para a logística de transportes e início da imunização no território gaúcho.

A estimativa de data para início da vacinação foi divulgada ontem pela Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul. O plano de vacinação já está definido. Agora, o Governo se prepara para receber e transportar as doses para o interior do estado.

“Nas nossas 18 Coordenadorias Regionais de Saúde nós temos o plano A, que é usar a estrutura do Estado. Além disso, nós também temos a possibilidade das nossas Coordenadorias Regionais se deslocarem até ao Centro Estadual de Vigilância para buscar as vacinas. Além disso, estamos aguardando uma definição do Ministério da Saúde sobre a participação do Exército Brasileiro nesta logística modal de entrega dos imunizantes em cada região ou até em cada município no caso dos mais populosos”, explicou a Secretária de Saúde do Rio Grande do Sul, Arita Bergamnn.

Além desses modais, o Governo não descarta a possibilidade de fazer parcerias com empresas privadas caso a quantidade de vacinas exceda a capacidade de transporte estadual. E diversas transportadoras gaúchas já se colocaram à disposição de fazerem o translado dos imunizantes.

“Nós estamos prontos para ouvir da Anvisa, do Governo, da Prefeitura ou quem for, o que eles querem da gente e como nós podemos atender. Nós só precisamos saber o que precisamos fazer”, relatou o presidente do Setcergs, Sérgio Gabardo.

O Piratini aguarda definições do Governo Federal sobre quais serão os imunizantes utilizados na campanha e quantas unidades serão distribuídas para o estado. O Ministério da Saúde já divulgou que a distribuição será proporcional à população de cada unidade federativa e que a expectativa é que a vacinação comece na próxima quarta-feira (20).

“Todas as pessoas serão vacinadas, não ao mesmo tempo porque não teremos vacinas suficientes. Vamos aguardar segunda-feira (18) que provavelmente se confirme uma reunião dos governadores, onde o Governo Federal vai anunciar oficialmente o início da campanha de vacinação no país”, destacou Arita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *