Rio Grande do Sul vai ampliar capacidade de testagem para a Covid-19

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, anunciou em transmissão ao vivo nesta quinta-feira (06), duas medidas para a contenção da Covid-19 no estado. Uma delas é a criação de mais uma região para o distanciamento controlado. E outra, é a ampliação da capacidade de testagem para a doença.

Como parte do programa “Testar RS”, lançado em julho para ampliar o número de testes RT-PCR no estado, o governador anunciou uma parceria com o instituto D’or de Pesquisa e Ensino. O objetivo é organizar os postos de testagem para a Covid-19 e identificar, por meio do aplicativo do projeto “Dados do Bem”, a dinâmica de transmissão do vírus no estado.

“Identificar onde estão os sintomáticos, testar com agilidade, retornar esse resultado para a vigilância e a vigilância poder tomar as ações é um ponto central”, comentou o médico e coordenador de pesquisa, Fernando Augusto Bozza.

Ainda foi anunciada a criação da 21ª região do distanciamento controlado. A região reúne os 19 municípios das regiões carbonífera e costa doce e se chamará Guaíba, por ser esse o município mais populoso.

“Esse modelo tem essa flexibilidade a partir do diálogo justamente porque torna o modelo mais resistente e mais justo e adequado as especificidades locais, absorvendo as pressões e mantenha a capacidade de organizar a nossa sociedade de engajamento”, disse o governador do RS, Eduardo Leite.

Além disso, outro motivo para a criação dessa nova região foi a ampliação dos leitos de UTI. Quarenta novas vagas foram criados na área que antes dependia da região metropolitana. A nova subdivisão já será considerada nos cálculos da 14ª rodada do distanciamento controlado, que será divulgada nesta sexta-feira (07).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *